A importância das newsletters na sua estratégia de marketing

|

A importância das newsletters na sua estratégia de marketing

Se você trabalha com marketing digital (ou mesmo se não trabalha diretamente) deve saber a importância que a comunicação direta representa para a manutenção do relacionamento com os clientes.

Dentro de todo esse ecossistema comunicacional existem diversas ferramentas e uma delas é a newsletter que nada mais são do que informativos digitais usados para diferentes finalidades.

No artigo de hoje trouxemos algumas dicas e informações relevantes para você entender melhor sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar as empresas em seus negócios.

Diferenças entre newsletter e e-mail marketing

Para começar a nossa conversa, vamos entender um ponto muito importante e que causa dúvidas entre muitos profissionais: qual a diferença entre newsletter e e-mail marketing?!

Para entender as sutis diferenças entre essas duas modalidades precisamos nos pautar primeiramente nos seus objetivos. Basicamente a diferença entre elas está na sua finalidade.

E-mail marketing: Essa modalidade é mais usada com fins comerciais e como próprio nome indica, para fins de marketing e vendas.
Geralmente é usado de maneira mais incisiva e por meios de ações promocionais com o intuito de promover mais vendas ou divulgação de produtos e serviços.

Newsletter: Já a newsletter também pode ser considerada um tipo de e-mail marketing, porém suas finalidades são mais específicas no que se refere a informações e periodicidade.

As newsletters são mais usadas para manter uma relação com o público em longo prazo, mantendo contatos periódicos com finalidades de branding e cunho informacional. O envio de newsletters ou e-mail marketing através de uma conta de e-mail personalizada, que remeta ao seu negócio, dá mais credibilidade ao seu conteúdo e consequentemente o seu e-mail terá mais chances de ser aberto. É possível adquirir contas de e-mail personalizadas através de uma plataforma de hospedagem de sites, existem algumas empresas que inclusive oferecem contas de email ilimitadas em seus planos.

Os 5 principais tipos de newsletter

Logo abaixo vamos ver quais são as aplicações mais comuns das newsletters e como elas podem ser usadas nas estratégias de marketing.

Editoriais

Assim como nos veículos impressos, os editoriais geralmente são comunicados feitos pelos fundadores ou CEO’s das empresas com intuito de apresentar um posicionamento ou opinião de um grupo.

Assim como nas revistas e nos jornais impressos, um editorial serve para apresentar uma opinião sobre um fato que ocorreu ou ocorre, podendo ter um viés mercadológico ou não.

Notícias

As newsletters com notícias são utilizadas em ocasiões ou eventos importantes de uma marca, assim como também podem ser muito similares com os editoriais ou com as novidades.

Porém, diferentes dos editoriais apresentem fatos ou informações concretas sobre um determinado assunto e são mais pontuais.

Novidades

As novidades ou “news” (como também são conhecidas) são notícias de primeira mão ou algum fato inusitado sobre a empresa ou sobre o mercado de atuação.

Sua periodicidade não é muito definida, pois depende dos acontecimentos e fatos sociais, como mudanças legislativas, econômicas ou mercadológicas. Empresas de hospedagem de sites usam esse tipo de newsletter com frequência, para avisar clientes sobre promoções em produtos, novidades e upgrades dentro dos servidores, além de manter contato para saber do que o cliente está precisando e lembrá-los de que a empresa está ali para tirar qualquer tipo de dúvida.

Institucionais

As newsletters institucionais abordam assuntos ligados ao desenvolvimento da empresa ou da marca, podendo apresentar informações ou notícias pertinentes somente da empresa.

Além disso, também podem ser abordadas informações sobre setores internos da empresa ou da sua equipe de profissionais, porém sempre com viés institucional.

Destaques ou Resumos

Nessa modalidade, as newsletters apresentam resumos gerais de vários tipos de informações, podem ser um “mix” de tudo que aconteceu num determinado período.

Os resumos ou destaques podem apresentar notícias, editoriais ou informações institucionais. Tudo em um único e-mail para deixar o cliente ou usuário informado sobre os acontecimentos mais importantes da empresa.

Por que as newsletters são importantes no marketing digital?

A informação e o conteúdo são peças fundamentais nas estratégias de marketing digital e para deixar os clientes sempre engajados e “ligados” à empresa.

Se você ainda está em dúvida sobre a importância das newsletters, logo abaixo listamos alguns dos seus principais benefícios para os negócios.

Fortalece a marca

O contato constante com os consumidores e potenciais clientes faz com que a marca se fortaleça cada vez mais graças à proximidade e relevância que gera no mercado.

Além disso, as newsletters indicam que a empresa está sempre se desenvolvendo e acompanhando as tendências do mercado o que conta muito na percepção do cliente.

Cria relacionamento

O relacionamento é a base de qualquer negócio e quem não percebe isso perde muito tempo nos negócios. Assim como você, os outros consumidores não farão negócios com uma empresa que não conhece.

Por isso, manter um relacionamento constante com o seu público é extremamente importante para gerar interesse, seja no seu produto, no seu serviço ou na sua causa.

Gera relevância para o usuário

A newsletter cria relacionamento constante e gera o que chamamos de relevância que nada mais é do que ser útil de alguma forma para os clientes ou usuários.

Essa relevância faz com que os usuários tenham uma percepção diferente da sua empresa ou marca por meio de informações interessantes e que ajuda na tomada de decisão.

Aumenta o share of mind

A presença digital é algo importante para as estratégias de comunicação e as newsletters representam esse trabalho muito bem!

Estar sempre presente aumenta a participação na mente dos consumidores e usuários e o envio de newsletters ou e-mail marketing é fundamental para isso.

Dicas para aproveitar melhor as newsletters

Agora que vimos a importância das newsletters vamos falar sobre algumas dicas e como é possível aproveitar essa ferramenta da melhor forma possível.

Realmente é preciso usar newsletter?

Antes de começar a investir nessa ferramenta é preciso fazer um exercício de reflexão: “realmente é preciso usar newsletters na minha estratégia.”

Se não existir um planejamento adequado e um propósito bem definido, o uso das newsletters pode ser irrelevante para os seus negócios.

Além disso, dependendo do seu público, as newsletters podem não ser eficientes e com o tempo podem significar mais gastos do que investimento.

Newsletter não é e-mail marketing de vendas!

Uma das grandes confusões que ocorre por parte da maioria das empresas e marcas é justamente confundir a newsletter com e-mail marketing de vendas.

Os consumidores e usuários percebem rapidamente quando uma marca está sendo intrusiva e inconveniente. Ao se comprometer com a sua audiência, não tente vender seus produtos ou serviços desesperadamente.

Além de ser extremamente chato, o excesso de mensagens comerciais pode aumentar o número de descadastramento da sua lista de e-mail.

As chamadas para ação são fundamentais para o sucesso das newsletters

As chamadas para ação ou os famosos call to action (CTA) são essenciais para o sucesso das newsletters, assim como é feito nos e-mails marketing.

As chamadas para ação devem ser condizentes com cada mensagem e um dos erros cometidos no envio desse tipo de comunicação é justamente o call to action.

Sendo assim, ao criar sua newsletter pense também em como fará para chamar a atenção dos usuários a se interessarem pela sua mensagem.

Crie um design clean e inteligível

Para que sua mensagem seja mais receptiva é importante pensar no design da sua newsletter.

Em geral, é indicado evitar textos longos ou muitas imagens para não dispersar a atenção para o que interessa que é fazer o usuário ir até o seu site.

Outro ponto importante é pensar em layouts responsivos e adaptáveis para dispositivos móveis, tendo em vista que cada vez mais os usuários utilizam smartphones e tablets para acessar a Internet.

Conheça bem o seu público e adeque a linguagem

O cuidado com a comunicação é muito importante para que o público se sinta conectado com a empresa e a marca e isso começa pela forma como a mensagem é transmitida.

Se você atende um público jovem, dificilmente uma newsletter com uma linguagem extremamente formal e rebuscada irá despertar interesse nesse público.

Por outro lado, da mesma forma que uma linguagem muito formal pode não ser interessante, usar um tom muito descontraído também pode não ser uma boa ideia. Por isso, é importante tentar conhecer o máximo o seu público.

Teste, perceba e se atualize

Testar é o melhor caminho para analisar se uma mensagem está sendo relevante ou não. Ao longo do tempo é possível perceber quais tipos de newsletters têm maior aceitação e aberturas.

Também é possível perceber quais assuntos os usuários leem com mais frequência e quais assuntos das newsletters o público mais se identifica.

Por isso, sempre que possível analise os resultados das suas campanhas e promova mudanças sempre que necessário para aproveitar ainda mais essa ferramenta.

Crie um Conselho Editorial

Ao decidir pelo uso da newsletter é importante estabelecer um Conselho Editorial, o qual poderá definir qual temática e assuntos serão abordados periodicamente.

Os integrantes do Conselho Editorial podem contribuir cada um com seu conhecimento e expertise profissional, não correndo o risco de transmitir alguma informação vaga ou rasa.

Além disso, um grupo altamente empenhado em desenvolver uma comunicação relevante tem muito mais chance de trazer resultados para uma empresa do que apenas um profissional trabalhando sozinho.

Conclusão

As newsletters são grandes ferramentas de comunicação e a sua abrangência, como vimos, pode ser aproveitada para diversas finalidades.

Antes de apostar nelas tenha claro o que sua marca ou empresa pretende transmitir para não acabar perdendo o foco ou na pior das hipóteses, sendo vistas como os famosos spams.

 

Este artigo foi produzido pela Hostinger, multinacional da Lituânia especializada no mercado de hospedagem de sites. A empresa também atua no Brasil, tendo mais mais de 29 milhões de usuários mundo afora. No país, a WebLink faz parte do grupo europeu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail para receber conteúdos