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Análise de mercado: seus concorrentes estão na internet?

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Análise de mercado

Antes de abrir as portas do seu negócio você provavelmente conduziu uma análise de mercado, avaliando quem eram seus concorrentes, o melhor local para a abrir a sua empresa, o mix de produtos/serviços que você ofereceria, qual o público-alvo que você iria focar e quais os diferenciais que a sua empresa teria, certo? Ok, maravilha. Mas você já refez essa pesquisa focada no ambiente digital?

Certamente muitos dos seus concorrentes (e outros que você nem sonhava que existiam) já estão na rede em busca de oportunidades de negócios e se adaptando aos novos tipos de consumidores que a internet criou. Exatamente porque alguns desses negócios já estão calejados, é interessante ficar de olho no que eles fazem como estratégia de marketing na internet.

Essa análise de mercado que visa a acompanhar seus concorrentes para utilizar algumas informações no seu próprio negócio é conhecida como benchmarking e já é praticada por diversas empresas há décadas.

E antes que você fique temeroso por acreditar que isso é espionagem dos concorrentes, queremos te garantir que não se trata disso. Essa é uma alternativa para verificar quais estratégias e oportunidades de negócio os seus concorrentes estão mirando, além de entender por que algumas das suas ações podem ou não estar funcionando.

Por que fazer uma análise de mercado na internet?

– Identificar oportunidades e lacunas das estratégias

Sabendo quem são seus concorrentes, faça uma análise de todos os pontos da estratégia de marketing digital deles: posicionamento, comunicação com clientes e leads, produção de conteúdo, uso de mídias sociais (como e onde?), campanhas de e-mail marketing, co-marketing, eventos, publicidade offline.

Assim você consegue avaliar quais e onde as estratégias deles estão sendo melhores sucedidas do que as suas e o porquê disso. É interessante verificar, além das ações e possibilidades bem utilizadas, as que realmente fracassam.

– Previsão dos passos dos concorrentes

Saber a estratégia dos seus concorrentes e avaliar as tendências das ações é uma boa maneira de planejar com antecedência quais os próximos passos daquela instituição. Claro que não é algo 100% concreto, mas é possível ver movimentações importantes no horizonte.

– Validar suas personas

Por que aqueles clientes estão se dirigindo para a sua concorrência e não para você? Há algo que você está deixando de fazer? Você está se comunicando com os conteúdos errados ou nos locais errados? Como as empresas concorrentes estão atraindo-os e fidelizando-os?

– Verificar como a sua empresa está em relação ao mercado

Analisar com detalhes o número de leads, clientes, funcionários, engajamento, visitantes no site, seguidores no Instagram, entre outras métricas, é imprescindível para sair do “achismo” e saber com certeza como está o posicionamento da sua empresa em relação ao mercado como um todo. Ela está aquém das possibilidades? Em crescimento acelerado?

Ferramentas que auxiliam na análise de mercado online

Na internet, saber utilizar as ferramentas certas pode ser a diferença entre um planejamento vitorioso e um fracassado. Por isso separamos algumas plataformas que irão ajudar você a analisar algumas métricas e ações online dos seus concorrentes.

Palavras-chave: as mais utilizadas, as mais bem posicionadas
KeywordSpY, Keyword Planner e SEMrush.

Tráfego para o site: número de visitantes únicos e visitantes recorrentes
SimilarWeb e SEMrush

Custo por clique: quanto seu concorrente está investindo para cada clique no site
SEMrush, Spyfu e Keyword Planner

Backlinks: links de referência para o site do seu concorrente e quais foram as origens
SEMrush e Ahrefs.

Mídias sociais: neste quesito, é importante mais do que medir o número de seguidores ou curtidas, metrificar o engajamento das postagens. Isso pode ser feito com a fórmula
links + comentários + shares x 100  ou no SEMrush, TwitterCounter e Facebook for Business
total de fãs

Usabilidade: quão rápido é o carregamento do site, ele é responsivo?
Google Website Optimizer e Google Webmaster;

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