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Case de sucesso: como a Tekoa aumentou em 13 vezes os contatos comerciais da Audaces nos países da América Latina

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As estratégias de inbound marketing sempre levam em conta o perfil de cada cliente e de seus públicos. Mas todas elas têm um mesmo propósito: aumentar as vendas e trazer crescimento para a empresa que decidiu investir em marketing digital e nas demais estratégias relacionadas. Um case de sucesso que orgulha a Tekoa justamente pela conquista de ótimos resultados é o da Audaces, referência mundial em inovação para a indústria da moda.

As lições do case de sucesso da Audaces

Uma das gigantes no cenário global quando falamos de inovação o setor do vestuário e da confecção, a Audaces começou a trabalhar com marketing digital três anos antes de contratar a Tekoa. Entre 2014 e 2016 a presença digital da Audaces foi administrada pela sua equipe interna de marketing.

“Nesta época, tínhamos uma equipe de 11 pessoas, mas nem todas elas trabalhavam com o marketing digital. No início, não trabalhávamos de forma tão organizada esta área. Mas depois sim, começamos a focar o marketing digital de forma mais sistemática”, comenta o diretor de Marketing da Audaces, Jorge de Paula.

O foco então foi desenvolver estratégias para promover o Audaces Vestuário, carro-chefe das campanhas naquele momento. Até hoje algumas estratégias adotadas naquela época trazem resultados para a empresa.

Mas então a Audaces percebeu que a demanda envolvendo o marketing digital estava crescendo e, se continuassem fazendo este trabalho internamente, iriam perder o core do próprio negócio. Ou seja, colocaria muita energia em um trabalho que não estava relacionado com o foco da Audaces, que é desenvolver inovação e tecnologias para atender empresas de moda e confecção.

Foi então que surgiu a ideia de procurar no mercado uma agência que pudesse cuidar das estratégias de marketing digital da Audaces. Os diretores da companhia já conheciam o trabalho da Tekoa, que havia feito, anteriormente, uma pesquisa com clientes da Audaces.

Este conhecimento prévio e a necessidade da marca de desenvolver um novo portal para atender tanto ao público externo quanto aos clientes do Clube Audaces fizeram com que a empresa contratasse a Tekoa no final de 2016. Nos primeiros meses a agência desenvolveu o novo portal da Audaces e as suas duas versões de acesso – para o público em geral e para os clientes com acesso exclusivo.

Desde o início de 2017, a parceria entre a Audaces e a Tekoa avançou para o inbound marketing. Nesta fase, a Tekoa sugeriu novas soluções focadas no perfil da Audaces, como campanhas mensais focadas em produtos, materiais ricos (como e-books, webinars e whitepapers) e conteúdos para o blog nos idiomas português e espanhol. Este conjunto de ações fez a Audaces se tornar um case de sucesso da Tekoa.

“Recebemos algumas sugestões da Tekoa de estratégias para atrairmos novos clientes, e isso tudo deu resultado. O número de contatos comerciais que surgiram através do meio digital realmente melhorou bastante em 2017. Em função disso, a nossa equipe de pré-vendas aumentou”, explica Jorge de Paula.

O pré-vendas da Audaces cresceu cerca de 67% conforme os resultados foram aparecendo durante o ano.

“Nossa equipe de pré-vendas comenta que o contato que vem do meio digital é mais rico, ele já conhece a nossa empresa. Assim, fica mais fácil fechar negócio. Ainda que, pela característica dos nossos produtos, consideramos que o contato virou realmente uma oportunidade quando marcamos um agendamento com a nossa equipe de vendas”, explica.

As estratégias de marketing digital adotadas pela Tekoa em parceria com a Audaces rapidamente apresentaram resultado e escalaram durante o ano de 2017. Destacamos alguns dos principais resultados obtidos neste período por este case de sucesso:

169%

de crescimento nas vendas com origem no marketing digital na comparação entre janeiro e setembro de 2016 e o mesmo período de 2017

375%

crescimento no número de contatos comerciais no Brasil entre janeiro e setembro de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016

13 vezes

mais contatos comerciais através do site da Audaces em espanhol, que atende aos clientes dos países da América Latina, entre janeiro e setembro de 2017, na comparação com os mesmos meses de 2016.

“Nos surpreendeu o resultado de alguns países da América Latina, especialmente do Peru e da Colômbia, onde já tínhamos uma estratégia de participação presencial em feiras. O resultado também foi bom no México e na Argentina. Antes, em termos digitais, a gente atuava muito pouco na língua espanhola, mas com a Tekoa começamos a atuar mais”, observa Jorge de Paula.

Isso só foi possível, segundo o diretor de Marketing da Audaces, porque a empresa passou a ter uma parceira totalmente dedicada para a área de inbound marketing.

“Tivemos um crescimento alto, bastante expressivo, devido também à pouca atuação inicial que tínhamos na América Latina. Hoje, o que percebemos é que a melhor estratégia é trabalhar em conjunto o inbound e o outbound marketing. Este conjunto é complementar. Pelos resultados obtidos até o momento, percebemos também que o inbound marketing será fundamental para que consigamos atingir as nossas metas”, destacou.

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