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Como a consultoria empresarial de marketing digital pode alavancar negócios

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consultoria empresarial de marketing digital

Ter uma presença digital hoje é algo fundamental para o sucesso de uma empresa, independentemente da área de atuação dela. É na rede que os consumidores vão buscar informações, referências e conteúdos a respeito de suas necessidades e vontades e, por isso, estar presente neste momento e fazendo parte do processo de decisão é imprescindível.

Pensando nisso, muitos empreendedores têm procurado fazer a chamada “transformação digital” na sua equipe de Marketing, ou seja, incorporar técnicas de marketing digital às suas estratégias de comunicação e relacionamento com o público. Mas entre metodologias novas, conceitos, ferramentas e novidades constantes, o trabalho pode ser esmagador em um primeiro momento. Especialmente se a sua empresa é nova nessa área.

E é justamente aí que muitos buscam uma consultoria empresarial em marketing digital ou uma agência especializada para promover as ações de transformação digital na empresa. A grande diferença entre as duas é que a primeira é responsável pela análise dos processos, diagnóstico de onde é possível melhorar (quais são as forças e fraquezas da empresa),  desenvolvimento de treinamento e criação de um plano de ação, mas sem a efetiva execução dele. A parte de colocar a mão na massa é realizada pelas agências de marketing digital.

O que faz uma consultoria empresarial de marketing digital?

As consultorias empresariais de marketing digital são especializadas em fazer um diagnóstico completo da situação da sua empresa e avaliar o tempo, pessoal e investimento necessários para colocar em prática uma mudança digital e alavancar seu negócio. Elas são responsáveis por criar um plano de ação detalhado que permita atingir os resultados desejados pela empresa no curto, médio e longo prazos.

Normalmente o trabalho de uma consultoria empresarial é dividido em:

– Diagnóstico da situação: nesta etapa são analisados tantos fatores internos quanto externos. Na parte mais voltada para o interno são avaliadas as estratégias já utilizadas e a sua eficácia, a experiência do usuário, a jornada de compra dele, os pontos de melhoria possíveis e os recursos (de pessoal, tempo e financeiro) disponíveis. Já na parcela externa são analisados os concorrentes, a reputação da marca, as oportunidades de negócio e as ameaças à empresa.

– Análise e alinhamento com a empresa: o marketing não age sozinho nem tem um trabalho que termina em si. Por isso, é importante que todas as suas ações estejam alinhadas com as metas, objetivos e o planejamento da corporação como um todo.

– Criação de um plano de ação: após todo o diagnóstico e alinhamentos feitos, começa-se o desenvolvimento de um plano de ação para a concretização dos objetivos a curto, médio e longo prazos. Uma consultoria consegue apontar quais são as prioridades para o negócio, a definição dos canais que devem ser utilizados, a persona da sua empresa, o tom e o tipo da mensagem que serão divulgados, o investimento necessário, o cronograma de ações e os treinamentos necessários.

– Definição de metas e monitoramento: cada ação descrita no planejamento tem uma função e um objetivo. Logo, também tem um resultado esperado. É papel da consultoria empresarial de marketing digital indicar quais são as métricas mais relevantes para cada ação, qual é o resultado esperado a curto, médio e longo prazos e fornecer as ferramentas necessárias para o seu monitoramento.

Entenda os benefícios de uma consultoria empresarial de marketing digital

– Visão privilegiada do seu negócio

Fazer uma mudança deste porte internamente pode ser um desafio porque envolve muitos fatores parciais – amizades, interesses internos, custos. Já uma consultoria empresarial utiliza a sua expertise para analisar e realinhar os processos e ações de forma imparcial, crítica e com a liberdade que um departamento interno pode não ter.

– Competitividade

Uma melhoria no seu produto, na forma de comunicá-lo e no relacionamento com seu cliente são diferenciais importantes que tornam a sua empresa mais competitiva no mercado. Além disso, na fase de diagnóstico a consultoria realiza uma extensa pesquisa sobre os seus concorrentes – o que irá permitir um entendimento muito mais afinado sobre o mercado no qual você atua.

– Aumento do ROI

A consultoria empresarial em marketing digital tem como uma das principais ações a criação de um planejamento a ser desenvolvido. Nele são dispostas melhorias em processos, otimização de esforços, necessidade de investimentos e a indicação de prioridades. Com isso, é possível melhorar todos os processos da área, diminuindo os custos e maximizando o Retorno Sobre Investimento (ROI).

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