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7 ensinamentos do RD Summit 2016 para aplicar em sua empresa

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ensinamentos do RD Summit

Para ter sucesso em um cenário em que a produção de informação tem ritmo exponencial, cada vez mais precisamos buscar conhecimentos em diferentes áreas e conexão com pessoas que tenham habilidades distintas. E quando mais de 5 mil pessoas estão reunidas durante dois dias para compartilhar experiências, o resultado só pode ser um saldo muito positivo para troca de informação e para conectividade.

Assim foi o RD Summit 2016, maior evento de marketing e vendas da América Latina, promovido pela Resultados Digitais, nossa parceira. Depois dessa imersão, o desafio das empresas e dos profissionais que participaram é colocar em prática esse aprendizado – “Don’t call it a dream, call it a plan”. Para ajudar os leitores de nosso blog com isso, escrevemos os sete ensinamentos do RD Summit 2016 para aplicar em sua empresa imediatamente:

1. Nunca desperdice uma boa crise, a hora de investir é agora!

Crises são momentos de oportunidades, você já deve ter ouvido muito falar disso. Em alguns momentos isso até pode parecer discurso motivacional, mas na palestra de abertura do RD Summit 2016 o economista Ricardo Amorim trouxe dados que mostram que o momento de investir é agora mesmo!!!

De acordo com os estudos de Amorim, as crises econômicas nos países, de maneira geral, duram de três a oito anos. O Brasil está no terceiro ano de crise e todas as expectativas de crescimento e desenvolvimento do país caíram. É nesses momentos, segundo o especialista, que a economia tende a surpreender.

“Quando as oportunidades aparecem – e poucas pessoas percebem -, encontramos o melhor momento para investir. Estamos passando por isso agora. Quando todos acharem que é momento, isso quer dizer que o momento passou”, disse ele.

Amorim usou como exemplo as paletas mexicanas. Quando poucas pessoas começaram a investir, fizeram muito sucesso. Em pouco tempo muitos empreendedores acharam que ganhariam com elas e começaram a investir, mas o momento de maior lucro já havia passado.

2. Você sabe o que precisa fazer para ter sucesso, não deixe de fazer porque é difícil

O recado também foi dado por Ricardo Amorim. O economista lembrou que a crise em geral nos tira da zona de conforto e nos impulsiona a fazer o que precisa ser feito. Este é o momento para investir no seu negócio, não deixe as mudanças que sua empresa precisa guardadas em um planejamento na gaveta ou em uma pasta qualquer do computador. Coloque a mão na massa, mesmo que doa. Mudanças geralmente são doloridas, mas para chegar ao resultado positivo elas são necessárias.

Martha Gabriel, na palestra de abertura do segundo dia de evento, deu um recado na mesma linha contando uma parábola: um mestre chamou seus discípulos, mostrou um vaso chinês de alto valor e disse que o vaso era o problema. Quem resolvesse o problema seria o novo mestre. Um dos discípulos quebrou o vaso. Algumas pessoas questionaram: “mas ele era muito caro”, porém o discípulo foi escolhido como novo mestre. Nas palavras de Martha Gabriel: “não importa o tamanho do problema. Se é um problema precisa ser eliminado”.

3. Paciência: a primeira lição do marketing digital

Marketing digital não dá resultados do dia para a noite. É preciso ter paciência. A dica é do CEO da Resultados Digitais Eric Santos. Pelo segundo ano consecutivo, o sócio que está à frente da RD mostrou para a plenária o gráfico de acessos do site de sua empresa. A RD tem cinco anos e nos últimos três os acessos no site são uma curva ascendente bastante acentuada.

O que as pessoas não costumam reparar, destaca Eric, é que nos primeiros anos o número de acessos é muito baixo. Foi necessário passar por um período de poucos resultados e ultrapassar o “vale da morte” para então alcançar os resultados excepcionais do marketing digital. Além disso, o CEO da RD destacou a importância de ter metodologia para trabalhar com marketing digital, de integrar ações com vendas e de ter uma cultura voltada para customer success (sucesso do cliente).

4. Utilize dados para ter uma estratégia assertiva

A utilização de análise de dados para elaborar seu planejamento e para ter ações mais assertivas é cada vez mais necessária. Um exemplo dessa aplicação que foi bastante citado neste ano é o da gigante Netflix, que busca a partir dos dados de visualizações de suas ofertas entender o que mais interessa às pessoas e assim montar suas produções. Stranger Things foi pensado com essa fórmula.

Olhando para esse exemplo, a análise de dados parece uma ação muito distante de pequenas e médias empresas. Mas a palestra do professor Julio Monteiro Teixeira, sobre validação de personas, mostrou que empresas de quaisquer tamanhos podem começar a usar os dados a ser favor. Você utiliza RD Station, por exemplo? Quem está analisando os dados que você armazena no RD Station e pensando em melhorias para seu negócio e para seu marketing digital a partir desses dados?

5. Marcas de sucesso geram emoções

Nossas memórias são criadas por emoção ou por repetição. O cérebro guarda fatos, não números, enfatizou o especialista em neuromarketing Fernando Kimura.

O palestrante falou sobre técnicas que as marcas podem utilizar para gerar emoções nas pessoas e apontou que o marketing do futuro será das marcas que souberem fazer esse trabalho bem feito. Detalhamos as dicas em um post exclusivo sobre a palestra.

6. Evite imagens de banco de imagem

Somos abordados diariamente por milhões de mensagens de centenas de marcas diferentes. O que a sua marca tem de diferente e que chame a atenção? Para gerar emoções mais fortes busque originalidade. E, nesse contexto, as imagens têm um papel essencial. Imagens de bancos podem ser utilizadas por diversas empresas, não são exclusividade sua.

Diversos palestrantes ao longo dos dois dias de RD Summit falaram sobre evitar banco de imagens e a necessidade de a empresa produzir as próprias imagens. Isso não significa necessariamente fazer um alto investimento em grandes produções fotográficas, mas utilizar imagens que representem o que a sua marca é de verdade e a mensagem que quer passar para seu público.

7. Busque equilíbrio para ter sucesso

Sentar é o novo fumar. As pessoas estão trabalhando cada vez mais. O mundo está hiperestressado! A tecnologia está diminuindo a empatia entre as pessoas! As frases são da palestrante Martha Gabriel. Apesar da visão inicial negativa, quase catastrófica, Martha é uma entusiasta das tecnologias e se intitula uma worklover, em vez de workaholic.

Porém, mesmo para as pessoas que amam seu trabalho e perdem horas de sono porque estão empolgadas com alguma atividade, ela destaca a importância do equilíbrio entre as dimensões física, mental, espiritual e ética. Tenha bons relacionamentos com as pessoas, busque autoconhecimento, tenha um propósito de vida.

 

cta2016

 

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