Quando se fala em presença online e estratégias de marketing digital normalmente a primeira pergunta é “como é seu site”, seguida de perto por “vocês têm uma fanpage no Facebook?”. É inegável a importância desses dois canais em um plano de ação concreto.
Enquanto o site faz uma comunicação direta, centraliza sua produção de conteúdo e traz credibilidade para a sua empresa, a rede social de Mark Zuckerberg oferece um canal de divulgação e fortalecimento da sua marca ao mesmo tempo que estreita o relacionamento da sua empresa com seus clientes e leads.
Mas colocar todas as fichas das suas estratégias de marketing digital apenas nesses dois canais não é uma boa ideia. Primeiro porque elas te deixam vulnerável a mudanças fora do seu controle. Por exemplo: há menos de uma década o Orkut era imbatível no Brasil. Milhões de pessoas tinham perfis e as combinações de encontros entre amigos eram feitas quase que exclusivamente pela rede social. Mas em pouco tempo o Facebook tomou todo o espaço do Orkut e ainda expandiu seu alcance. Imagina se todo o seu esforço e da sua equipe tivesse sido concentrado apenas no Orkut? Todo o planejamento de marketing da sua empresa correria sérios riscos.
Além disso, fatias relevantes do seu público podem estar mais presentes em outros canais e encontrá-los é sempre vantajoso para o seu negócio.
A internet nos oferece dezenas de canais e possibilidade de colocar em prática nossas estratégias de marketing digital. Mas isso não significa que a sua empresa tem de estar em todas elas para ter um planejamento efetivo e que trará resultados. E essa é justamente uma das belezas do marketing digital: ele é adaptável para todos os tipos de negócio.
O interessante é analisar em quais locais a persona do seu negócio está mais presente e qual é a maneira mais eficiente para se relacionar com ela. Você pode começar com poucos canais e ir crescendo aos poucos para garantir qualidade e recorrência das suas estratégias e ações.
Enumeramos três canais que, além do Facebook e do site, são imprescindíveis para uma boa estratégia de marketing digital independente da área de atuação:
Apesar de serem vinculados, os blogs têm uma função bastante diferente do site e por isso são fundamentais em um bom planejamento de marketing digital. Os posts em blog têm quatro funções primordiais: gerar autoridade de marca, facilitar que você seja encontrado pelas ferramentas de busca (SEO), aumentar o tráfego orgânico para o seu site e garantir conteúdo para a nutrição dos seus leads.
Essa, inclusive, é uma das estratégias de marketing digital mais perenes e sustentáveis. O trabalho de produção e otimização de conteúdo de qualidade continua gerando frutos meses (e até anos) depois da publicação.
Apesar de muitas empresas afirmarem que o e-mail marketing já se tornou obsoleto, as métricas e análises de diversas agências especializadas em marketing digital mostram o contrário. A sua lista de e-mail (se foi conquistada através de LPs e cadastros e não comprada) é composta por pessoas que genuinamente se interessaram pelos seus produtos e serviços. Ou seja, elas já estão propensas a se engajar com a sua marca.
Campanhas de e-mail bem feitas são essenciais para a nutrição de seus leads, o aumento do relacionamento com seus clientes e para estratégias de pós-venda.
Mídia paga, ou links patrocinados, é o nome para a publicidade feita em diferentes canais na internet – por exemplo Google Adwords, Bing Ads, Facebook Ads, Pinterest Ads, Instagram Ads, Twitter Ads e muitos outros.
Esse canal é importante para a divulgação do seu conteúdo e o reforço da sua marca no meio online. Além disso, cada uma das plataformas de mídia paga encontra um público diferenciado e tem uma função distinta. O Google Adwords e o Bing Ads são excelentes para ações de curto prazo, uma vez que têm a capacidade de impactar pessoas mais no fundo do funil de vendas. O Facebook, Instagram e Pinterest Ads são mais interessantes para reforço de marca e para promoção de eventos e de conteúdo.
O ideal é, antes de escolher qual canal de marketing digital usar, avaliar se ele é utilizado pela persona da sua empresa. De nada adianta dispor tempo e investimento para uma plataforma pouco acessada e que não mostrará os resultados que a sua empresa espera.