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Por que você precisa investir em conteúdo para o seu site

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investir em conteúdo

Você já deve ter ouvido falar no conceito de marketing de conteúdo, não é mesmo? Mas aposto que se você não se aprofundou muito no tema a ideia ainda deve estar meio nebulosa. Pois bem. Neste post vamos explicar o que é essa forma de investir em conteúdo e porque ela é essencial para a manutenção e o crescimento do seu negócio – independente do setor no qual você atua.

O Content Marketing Institute resumiu bem o que investir em conteúdo deve significar para as empresas: “O Marketing de Conteúdo é uma técnica de marketing de criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e conquistar uma audiência claramente definida – com o objetivo de alcançar ações rentáveis dos seus clientes”.

Em outras palavras: é por meio de conteúdo que as pessoas realmente desejam e sentem que precisam consumir, que você gera uma ligação delas com a sua marca. E a partir da criação desse relacionamento, você gera confiança e, consequentemente, melhora os resultados de vendas da sua empresa. E antes que você pergunte, o conteúdo não precisa necessariamente ser um post de blog como esse. Ele pode ser um infográfico, um vídeo, uma peça gráfica para as redes sociais, um e-book ou até mesmo uma planilha.

8 motivos que mostram por que a sua empresa deve investir em conteúdo

1 – Autoridade no mercado

Com acesso a tantas opções de empresas oferecendo um produto/serviço semelhante, as pessoas estão cada vez mais se baseando em informações concretas para decidir qual será a sua escolhida. E ao produzir conteúdo denso e relevante, que responda às perguntas essenciais do seu público, mostra que você não só entende do seu mercado, mas que é o mais indicado para resolver os problemas do seu cliente. Você se posiciona como referência.

2 – Informação relevante para o seu público

Hoje, estima-se que mais de 80% de todo o processo de vendas é feito antes mesmo de a pessoa entrar em contato com a sua empresa, buscá-la na internet ou entrar em sua loja. Com um acesso rápido à internet, os consumidores têm analisado cada vez mais antes de decidir por um ou outro produto.

Quando a sua empresa mostra que pode fornecer os dados e conteúdos corretos para as pessoas tomarem uma decisão embasada, a chance de essas pessoas lembrarem da sua marca quando estiverem no momento de afunilar entre as melhores opções e tomar uma escolha é muito maior.

3 – Busca orgânica e SEO

Investir em conteúdo de site e blog é uma das melhores maneiras de se investir também em SEO. Ou seja: as pessoas encontrarão a sua empresa de forma orgânica quando procurarem por um produto/serviço ou pela solução de um problema em ferramentas de busca.

4 – Conteúdo para abastecer as redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação entre empresas e consumidores. Nelas é possível criar engajamento, responder dúvidas de forma rápida e eficiente e ainda incentivar uma conversa e a obtenção de dados do seu público.

Mas para tudo isso é fundamental ter conteúdo para garantir uma frequência de postagens e a diversidade de conteúdo. Divulgar o conteúdo produzido para o seu site e blog nas redes sociais é uma maneira simples e com custo quase zero de fazer isso.

5 – Criar engajamento com a marca

Quando você responde uma dúvida ou resolve o problema de alguém, essa pessoa começa a criar uma sensação de confiança com você, certo? O mesmo acontece entre empresas e consumidores.

E esse tipo de relacionamento é a base para engajar seus clientes. O que pode abrir portas ainda para novas vendas (sem todo o custo de aquisição de clientes), cross-sells e upsells de serviços com mais facilidade.

6 – Encantar seus clientes no pós-venda

Um grande erro das empresas é acreditar que ao ter uma venda concluída ela não precisa mais se preocupar com o cliente que acabou de ser adquirido. Ledo engano.

Outras empresas estão concorrendo fortemente no mercado por esse mesmo cliente, por isso a importância de mantê-lo próximo a você. Mostre para ele, através de conteúdos, novas formas de usar a solução que ele adquiriu, faça-o relembrar por que a sua empresa é a melhor naquele setor.

7 – Tem um resultado contínuo e escalável, mesmo sem novos investimentos financeiros

Cada nova ação de marketing demanda um novo investimento financeiro. Por exemplo, um novo outdoor, a produção de uma campanha de televisão, um evento, folders etc. O produção de conteúdo, entretanto, não precisa disso.

Quando você publica um conteúdo, ele irá te demandar apenas esse investimento inicial. Além disso, diferentemente de ações de marketing mais interruptivos (que cessam quando o dinheiro para), o marketing de conteúdo continua gerando frutos com o passar do tempo. Ao passo que seu site vai criando autoridade perante os mecanismos de busca, aumentando os acessos e melhorando os resultados de cada sessão, seu conteúdo vai tendo cada vez mais destaque e gerando ainda mais acessos. É o tipo de círculo virtuoso no qual você quer estar inserido.

8 – Educação e avanço na jornada de compra

As ações de marketing tradicionais como campanhas online, anúncios em rádios e jornais, banners, promoções e digital influencers são excelentes canais para otimizar as vendas da sua empresa quando os clientes estão nos dois últimos estágios da jornada de compra – consideração da solução e decisão de compra. Isso porque elas já estão cientes do problema ou da oportunidade que eles têm e quais são as soluções possíveis para isso. Mas e quanto aos que ainda nem saberiam que aquele software pode ajudá-los de uma maneira que eles não imaginavam, ou que aquele restaurante é realmente um excelente local para ser experimentado no fim de semana?

É justamente nessas etapas, as de aprendizado e descoberta e de reconhecimento do problema, que o marketing de conteúdo pode realmente fazer ainda mais diferença para a sua empresa. Além disso, educar seus leads através de linhas de automatização (por e-mail marketing, por exemplo) é uma excelente maneira de fazê-los avançar dentro da própria jornada de compra deles e, assim, ficar cada vez mais perto de concretizar um negócio com a sua empresa.

Mas lembre-se de que para fazer tudo isso por meio de conteúdo é essencial que ele tenha valor para quem o está consumindo. Sem isso, ele apenas irá se misturar em um mar de conteúdo que já está presente na internet.

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