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Como fazer marketing digital com investimento dentro da realidade da empresa

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marketing digital com investimento dentro da realidade da empresa

Investir em marketing é essencial para o crescimento e a sustentabilidade das empresas – especialmente para as pequenas, que precisam se fazer conhecer e mostrar que são ótimas alternativas mesmo em relação às médias e grandes. No entanto, esse investimento é costumeiramente adiado com a justificativa de que a empresa não tem caixa extra para este departamento.

E é aí que os empresários fazem a primeira confusão. O marketing não deve ser encarado como um “custo extra” às empresas. Ele é um investimento e, portanto, precisa ter um valor reservado em todo planejamento anual e também mais a longo prazo.

O que se tem de ter em mente é que é por meio das ações de marketing que as pessoas irão conhecer sua empresa, se relacionar com ela e, eventualmente, querer consumir os produtos e serviços que você oferece. O marketing é o responsável por criar o desejo e a confiança nas pessoas para que elas se tornem clientes. E se isso não é importante para a sua empresa, o que é mais importante para ela? Agora vem uma questão comum a muitos dos empreendedores: “Como fazer marketing digital com investimento dentro da realidade da empresa?” Confira abaixo as nossas dicas. 

Como fazer marketing digital com investimento dentro da realidade da empresa

Uma das perguntas mais comuns nesta seara é como saber quanto é indicado investir em marketing em cada negócio. Afinal, algumas das cifras praticadas são exorbitantes, principalmente se as ações estiverem baseadas em inserções em rádios, TVs e revistas/jornais. A boa notícia é que o marketing digital é uma alternativa cerca de 60% mais barata e com resultados mais segmentados, escaláveis e otimizáveis.  

Para fazer marketing digital com investimento dentro da realidade da empresa é necessário apenas ficar atento a uma fórmula muito utilizada por CEOs e estudiosos do marketing: entre 3% e 5% do seu faturamento bruto (não lucro) devem ser destinados às ações de marketing. Mas caso a sua empresa tenha um faturamento esperado inferior a R$ 20 mil mensais, o interessante é destinar entre 10% e 20% para ações de marketing.

Esse valor pode até parecer muito alto, mas lembre-se de que o marketing não é apenas a publicidade da sua empresa. São os cartões de visita, catálogos, site, coffee breaks com os clientes, participação e organização de eventos, produção de conteúdo, relacionamento através de mídias sociais, criação de brindes etc.

Assim como é essencial ter em mente os objetivos e metas antes de planejar as ações de marketing, o mesmo vale para os valores a serem usados no período. Essa porcentagem – de 3% a 5% – é para o chamado “marketing de manutenção”, no qual você investe prioritariamente em relacionamento e em ações de comunicação para continuar garantindo a visibilidade e a chegada de novos clientes para o seu negócio.

Por outro lado, se a meta é alavancar vendas ou passar por um crescimento mais acelerado é fundamental aumentar também o percentual a ser investido. 

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