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Marketing nas redes sociais: como tornar-se referência no seu segmento

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Marketing nas redes sociais

Você certamente já escutou que o marketing nas redes sociais deixou de ser uma tendência para se tornar essencial em um planejamento de marketing digital de qualquer tipo de empresa. Isso porque cada vez mais as mídias têm modificado os processos de vendas, comunicação e fidelização entre clientes e negócios.

Hoje, as relações são bilaterais, imediatistas e constantes. Diferentemente da era pré-internet, onde apenas o negócio se comunicava como uma massa de clientes – que era tida como homogênea. Entrar neste contexto, entretanto, exige um planejamento redobrado. Existem dezenas de redes sociais utilizadas ativamente pela população do Brasil e do mundo. Mas conseguir produzir conteúdo e atualizar constantemente todas elas é uma tarefa quase impossível – a não ser que o seu negócio disponha de uma quantidade realmente grande de funcionários destinados ao marketing.

Por isso, é fundamental fazer uma boa pesquisa em relação à persona da sua empresa e sobre como ela se comporta. Essa personificação do seu cliente ideal tratá uma boa ideia de em quais mídias sociais você deve focar, que tipo de conteúdo deve entregar em cada uma delas e com qual frequência. O foco permitirá uma atuação melhor e mais centralizada e, como resultado, taxas de sucesso maiores.

Como funciona o marketing nas redes sociais

Cada mídia social tem um objetivo bem definido: divulgar imagens, vídeos, trocar experiências de leitura, currículos, encontrar pessoas com gostos semelhantes aos seus, conectar amigos, conversar. Essa multiplicidade de possibilidades garante que você consiga realizar três ações primordiais com o marketing nas redes sociais:

1 – Relacionamento. Esse é o papel principal das mídias. Afinal, todas elas têm como premissa a comunicação entre duas partes, seja por comentários, curtidas, nota, chat ou “seguidas”. O Facebook, por exemplo, se tornou um canal importante de relacionamento entre empresas e clientes pela facilidade de se postar um comentário. Mas é aqui também que se deve tomar grande cuidado. Abrir um canal de comunicação significa que você deve garantir que ele será utilizado, ou seja, que as pessoas serão respondidas de forma personalizada, ágil e satisfatória.

2 – Branding. Redes com o Instagram e Flickr são interessantes para questões de branding de uma empresa, porque são focadas em imagens. Nelas é possível mostrar o dia a dia da empresa, tornar os produtos objetos de desejo e ainda inspirar com storytellings para engajar seus clientes com a maneira de pensar da sua empresa.

3 – Vendas e campanhas. Além da possibilidade de links patrocinados (as famosas campanhas), que são bastante presentes no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram, as mídias sociais também permitem que você feche vendas diretamente em suas plataformas. É o caso de lojas de roupas pelo WhatsApp ou pelo Instagram e a contratação de serviços B2B via LinkedIn.

As principais mídias sociais para negócios

– Facebook: o número de inscritos nesta rede social passa da casa do bilhão e só por isso esta rede social já se torna essencial em uma estratégia pela grande quantidade de usuários – portanto, de possíveis clientes. Mas também é uma opção interessante para a realização de campanhas (inclusive pela capacidade de segmentação disponível na plataforma), comunicação e divulgação de conteúdos.

– Instagram: com grande foco em imagens, é uma rede social importante para criar vontade de consumo em seus clientes. Muito utilizada por empresas focadas em produtos como alimentos, vestuário, cosméticos e educação, entre outros. Também é usada por empresas para reforçar o branding com postagens sobre o dia a dia da negócio, processos produtivos ou sobre a cultura da empresa.

– Twitter: é uma rede indispensável para quem produz muito conteúdo. As pessoas se voltam para a rede dos 140 caracteres principalmente para se informar ou para ser uma segunda tela na qual comenta fatos do dia a dia e de outras programações de TV, rádio ou internet.

– LinkedIn: esta rede tem um perfil mais profissional e é excelente para recrutar novos talentos para a sua empresa. No entanto, ela tem crescido também como auxiliadora de vendas B2B, por possibilitar a divulgação de conteúdo relevante e educativo e pelos grupos de discussão que promove.

– Snapchat: por ser uma rede mais jovem e informal, é fundamental para quem tem esse público em sua mira. É um canal inigualável para o compartilhamento de bastidores e de novidades da sua empresa. Também é excelente para criar uma sensação de exclusividade, uma vez que seus vídeos e fotos são apagados após 24 horas da sua publicação.

– YouTube: a maior rede de vídeos do mundo também é a segunda maior plataforma de busca da internet. Isso significa que é um campo de atuação que deve ser estudado com carinho para a sua empresa, especialmente se ela produz produtos ou serviços que exijam tutoriais, explicações ou possíveis aulas como completos.

– WhatsApp: esta rede de relacionamento por conversa já está a tal ponto de inerência ao dia a dia da população que um bloqueio de 24 horas gera burburinho e pânico em todos os cantos do país. Fato é que ela consegue aproximar clientes e empresas em conversas ao vivo e é muito utilizada para a venda de produtos como roupas, cosméticos e alimentos.

Mas ainda existem dezenas de outras que podem ser utilizadas pela sua empresa em sua estratégia de marketing nas redes sociais. É o caso do Pinterest, Google+, Slideshare, Flickr, Goodreads e até Spotify. O importante é estudar o seu público e verificar onde a sua comunicação será mais efetiva.

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