mantenha-se atualizado

Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!


Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!

O papel do SDR na estratégia de marketing e no sucesso das vendas

na categoria Marketing Digital 0 comentários
O papel do SDR na estratégia de marketing e no sucesso das vendas

Quando uma empresa opta pelo uso de estratégias de inbound marketing, a captação de leads qualificados surge como um dos principais objetivos. Muito mais do que a quantidade de pessoas que se interessam pela sua empresa e acessam os conteúdos produzidos, é importante que elas estejam no meio ou no fundo do funil, ou seja, mais próximos à etapa de decisão da compra. Mas qual o profissional indicado para filtrar os contatos e avaliar quais vale a pena prospectar? Nesse contexto, o SDR surge como um importante aliado para potencializar as vendas e contribuir com a equipe comercial.

Afinal, o que é o SDR?

O Sales Development Representative (SDR) – que em português significa Representante de Desenvolvimento de Vendas – é o principal responsável pela qualificação dos leads que chegam à base da empresa. Ele analisa as possibilidades de o novo contato se tornar um cliente, para só então repassá-lo à equipe comercial. Para que isso seja possível, o SDR deve sondar o lead (por e-mail ou por telefone) e perceber suas reais necessidades. A partir desta conversa inicial uma proposta comercial mais assertiva pode ser feita.

A figura do SDR ainda é novidade em muitas empresas. Mas a sua importância se mostra cada vez maior, já que o SDR é o responsável por aumentar (consideravelmente) as chances de sucesso de uma negociação.

Como um SDR deve ser

O profissional que atuará nessa função deve ser comunicativo e conhecer muito bem a empresa a qual representa, sendo objetivo em sua fala e direto na abordagem. Ele também deve estar atento às principais tendências do mercado e aos concorrentes. E claro, ser determinado, uma vez que nem sempre conseguirá abordar o lead na primeira tentativa.

O que a minha empresa ganha ao contratar esse profissional?

Se você percebe que sua base está aumentando, mas que não houve registro de novas vendas, o problema pode estar na qualidade dos leads. E essa pode ser a hora de contratar um SDR para sua equipe. Ele será o responsável por fazer os setores de marketing e vendas “falarem a mesma língua”.

Por estar focado na qualificação, ele também terá mais tempo para se dedicar à busca por respostas rápidas aos prospects, que não podem esperar muito tempo. É importante ratificar que o SDR deve estar envolvido no planejamento de ambas as áreas, sabendo o objetivo do marketing e qual a meta definida pela equipe de vendas.

Importância do SDR na estratégia de inbound marketing

Como já falamos anteriormente, o aumento na base de leads não significa o sucesso da estratégia. Por isso é tão importante dar atenção ao estágio do funil no qual o lead se encontra para que seja oferecido um atendimento que vá ao encontro das necessidades dele. Vale salientar também que o papel do SDR não acaba quando o potencial cliente é repassado para a equipe de vendas. Ele também é responsável por acompanhar todo o processo de negociação e dar o suporte necessário aos envolvidos.

Avalie a sua estratégia de marketing e vendas. Talvez este seja o profissional que está faltando para completar a sua equipe e contribuir para que sejam alcançados resultados ainda melhores!

Deixe um comentário

mantenha-se atualizado

Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!


Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!