mantenha-se atualizado

Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!


Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!

O que é um site responsivo e por que ele é tão importante

na categoria Marketing Digital 0 comentários
site responsivo

O mobile deixou de ser considerado o futuro da internet para se tornar o presente há muito tempo. Hoje, levantamentos mostram que mais da metade das pesquisas feitas em 2015 foram realizadas em dispositivos móveis. E que pelo menos 56% dos brasileiros acessam a internet com auxílio de um aparelho mobile. Os números podem ainda não ser esmagadores, mas já mostram a importância de ter um site responsivo.

Sabe quando você entra em uma página pelo celular e as fotos ficam estouradas e as letras bem pequenininhas? E quando isso faz com que você tenha de dar zoom ou ficar mexendo a tela de um lado para o outro para ler todo o conteúdo? Você se irrita e por isso a chance de não ficar muito tempo nesta página aumenta, não é mesmo? Então, se isso acontece, quer dizer que o site não é responsivo.

Um site responsivo é aquele que se adapta a diferentes tipos e tamanhos de tela de forma automática. É um código único na programação do seu site que lê a largura e a altura da tela e a adequada àquelas proporções.

Diferenças entre um site responsivo e um site mobile

E existe diferença? Sim!

Enquanto o site responsivo adapta o layout dependendo da tela em que está sendo exibido, para o site ser mobile é necessário criar um novo desenho para telas específicas – por exemplo, de celulares. A grande diferença é que essas telas já não ficariam muito boas em celulares com telas muito menores ou em tablets.

Os sites mobile, inclusive, costumam ser subdomínios e se concentrar mais em diminuir a quantidade de imagens e grafismos para deixar esta versão mais leve e de fácil carregamento. Esta é uma opção muito utilizada por sites de notícia, que costumam ser pesadas já em desktop.

Por que é importante ter um site responsivo? 3 razões

1ª razão

A primeira razão é bem clara e pode ser descrita simplesmente como: experiência do usuário, que é como um cliente ou prospect irá interagir com a sua marca. Pesquisas já mostraram que ter uma boa experiência móvel melhora a opinião de 61% das pessoas em relação à sua empresa.

2ª razão

Outro fator crucial é para SEO. Ser mobile-friendly é um dos mais de 200 critérios avaliados pelo Google para criar o posicionamento dos sites nas ferramentas de buscas. E esse fator é ainda mais relevante para a ferramenta se a busca está sendo conduzida por aplicativos móveis.

3ª razão

Uma terceira razão é devido à rapidez que uma página responsiva consegue alcançar. Ao abrir um site desenhado para desktop em um aparelho móvel, é possível que ele demore muito para carregar devido à qualidade de alguns provedores de internet disponíveis no país. E essa demora pode ser crucial na hora de concretizar uma venda.

Por exemplo: de acordo com o Google, uma experiência negativa com um site pode fazer com que 61% das pessoas desistam de acessá-lo. Pense em todas as vezes que você foi buscar uma informação, mas que desanimou pela demora no carregamento ou pelo erro de adaptação. A Amazon, inclusive, já mostrou que cada décimo de segundo a mais que uma de suas páginas demora para carregar equivale a 1% de vendas a menos para a gigante.

E um site responsivo é também um site mais leve e um carregamento mais rápido. Isso tudo configura em uma taxa de rejeição menor ao seu site e, consequentemente, um melhor posicionamento de SEO.

Deixe um comentário

mantenha-se atualizado

Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!


Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!