mantenha-se atualizado

Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!


Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!

Por que um software de marketing sozinho não resolve seu problema?

na categoria Marketing Digital 0 comentários
software de marketing

Os softwares de marketing disponíveis no mercado são responsáveis por otimizar e garantir mais produtividade para as áreas de Marketing e Vendas das empresas de todos os portes. Isso porque proporcionam uma visão centralizada de vários fatores essenciais para a sua estratégia de marketing: análise de fontes de tráfego, disparo de campanhas de automação de e-mail marketing, nutrição de leads, lead scoring, criação de landing pages, análise de testes A/B, formulação de relatórios, entre outros.

Essa ferramenta também multiplica a sua mão de obra, ao permitir que seus funcionários percam menos tempo em questões mais manuais e que podem ser automatizadas e se concentrem em outras atividades típicas e essenciais de marketing – caso de campanhas, criação de conteúdo, análise de métricas e relacionamento com seu público.

Apesar de serem uma mão na roda no que se refere ao aumento de produtividade, apenas utilizar um software de marketing não garante o sucesso do marketing digital da sua empresa.

O que o software de marketing não consegue fazer

É inegável a escalada na produtividade que um software de marketing digital consegue empregar no seu negócio. E justamente por isso a maioria dos negócios os contrata logo no início do processo de implementação de marketing digital esperando resultados incríveis.

E eles obviamente podem chegar, mas não se você depender apenas dessas ferramentas. Isso porque os softwares de marketing são excelentes para executar e mensurar as ações presentes no seu planejamento, mas não para idealizar e planejar a sua estratégia de marketing digital.

– Os softwares não elaboram personas nem jornadas de compra

Saber quem é seu público, quais as dores dele e como ele se comunica na rede é fundamental para colocar em prática uma estratégia de marketing eficiente e frutífera. Esses instrumentos são gerados a partir de pesquisa, análise de mercado, entrevistas e business intelligence, não ferramentas de marketing.

– Cronogramas de ação

Os softwares de marketing conseguem replicar atividades e automatizar uma dezena delas. Mas antes de colocar os e-mails no sistema, agendar a publicação de uma Landing Page ou criar mais uma linha de automação para seus leads é essencial que se tenha analisado toda a estratégia da empresa e como cada ação se encaixará nesse projeto maior. Para isso, é necessário um cronograma das ações, a determinação das prioridades de início de cada item e a garantia de que eles serão produzidos em tempo.

– Análises de métricas são mais do que números

Os dados e métricas fornecidos pelos softwares facilitam a produção de relatórios, claro. Mas apenas jogar os dados em uma planilha do Excel não fornece insights de otimização de canais, conteúdos e ações. Para isso é vital ter uma análise de “porquês” e de “comos”, além de cenários futuros.

– Mindset para inovação

Replicar indeterminadamente a mesma estratégia de marketing não irá alavancar seu negócio por muito tempo. Na rede, é importante se adaptar constantemente e ter sempre uma mente voltada para antecipar os problemas dos seus clientes e surpreendê-los. A inovação e a otimização do seu planejamento de marketing devem ser feitas periodicamente para continuar trazendo rentabilidade e escalabilidade para o seu negócio.

Em resumo, os softwares de marketing digital são fundamentais para garantir produtividade e escalar os resultados do inbound e outbound marketing que a sua empresa está fazendo na internet. Mas para assegurar a criação de uma estratégia fundamentada, holística e baseada em resultados é essencial algo mais do que a assinatura dessas ferramentas.

Para isso a recomendação é a busca por uma agência de marketing digital que pode guiar os passos da sua empresa e garantir que você tenha a melhor estratégia possível.

Deixe um comentário

mantenha-se atualizado

Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!


Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!