mantenha-se atualizado

Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!


Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!

RD Summit 2016: a sustentabilidade do ser, por Martha Gabriel

na categoria Sem categoria 0 comentários
sustentabilidade do ser

O evento era sobre marketing digital e vendas e a palestra de abertura do segundo dia sobre “A sustentabilidade do ser”. Num primeiro momento, um assunto sem um vínculo direto com o tema principal do RD Summit.

Mas ao longo da admirável fala de Martha Gabriel a conexão da palestra com o evento ficou clara. Martha falou sobre as quatro dimensões essenciais para alcançar a felicidade. A conexão: felicidade é essencial em qualquer área, inclusive em marketing e vendas.

“Ser sustentável é durar”, esse foi um dos primeiros recados de Martha. E para que as pessoas possam viver bem (durar) é necessário ter equilíbrio em quatro dimensões: física, mental, espiritual e ética.

1. Física: cuidar do corpo é importante

A palestrante falou inicialmente sobre como as pessoas estão cada vez mais estressadas, trabalhando mais e cuidando menos do corpo. E saúde é o primeiro passo para ser sustentável e feliz. Martha utilizou seu próprio exemplo: ela trabalha muito, dorme pouco, está sempre conectada.

“Eu sou uma worklover, não workaholic”, defende-se. Mas apesar de amar o que faz, o corpo sentiu. Há pouco tempo Martha teve um infarto. Ela conta toda faceira que sobreviveu!! Diz que o fato acendeu o alerta para cuidar mais de sua saúde.

2. Mental: mente sã, corpo são

Martha citou um estudo realizado por pesquisadores de Harward, que acompanharam pessoas ao longo de 65 anos. Ao fim do trabalho, os estudiosos chegaram à conclusão de que as pessoas mais felizes foram aquelas que tinham bons relacionamentos.

Outro ponto importante para estar bem na dimensão mental: autoconhecimento. Martha explicou que durante a vida nos acostumamos a fazer muitas coisas por pressão da sociedade, e ao passar por um processo de autoconhecimento entendemos melhor o que nos faz feliz. “Pessoas que se autoconhecem são mais autênticas e interessantes”, disse a palestrante.

Também sobre a questão da pressão da sociedade nas pessoas, Martha citou uma frase do budismo que é essencial para a felicidade na dimensão mental: “A expectativa é a raiz de toda a mágoa”. Quando criamos expectativas, as chances de nos decepcionarmos são grandes.

No trabalho, a relação com o mental é exercer uma atividade que lhe traga diversão. Trabalhar sem se divertir causa síndrome de ansiedade. Ter diversão no trabalho muda o comportamento e alivia o estresse.

Ainda na dimensão mental: “Você é o que você pensa”! É a cabeça que comanda o restante, portanto, pense positivo.

3. Espiritual: tenha um propósito

A dimensão espiritual está além de você, é ter um propósito. Segundo a palestrante, um propósito deve ser necessariamente algo de que o mundo precisa, que outras pessoas necessitam. Não é algo egoísta, é para os outros.

E para ajudar outras pessoas, Martha explicou que primeiro você precisa identificar qual o seu propósito. Ela utilizou uma analogia com os procedimentos de segurança de um avião. Se as máscaras de oxigênio caírem, primeiro você coloca a sua e depois ajuda os outros. Com o propósito funciona na mesma lógica: primeiro você tem o seu, depois ajuda outras pessoas.

4. Ética: fazer o que é certo

Fazer o que é certo é garantir a sustentabilidade dos relacionamentos. E como vimos na dimensão mental, ter bons relacionamentos é essencial para ser feliz. A palestrante citou um estudo sobre felicidade que aponta que: 50% de nossa felicidade estão associados a nosso DNA, outros 10% às circunstâncias em que estamos e 40% estão relacionados às nossas atitudes. Fazer o que é certo é essencial.

Para ter sustentabilidade do ser, finalizou Martha, é importante buscar o equilíbrio entre as quatro dimensões.

 

cta-e-book-101-dicas-rapidas-para-um-marketing-digital-de-resultados

Deixe um comentário

mantenha-se atualizado

Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!


Cadastre seu email para receber insights sobre estratégias digitais. Prometemos não enviar spam!