Escola Técnica Geração

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Escola Técnica Geração

Cenário inicial

A Escola Técnica Geração não possuía investimentos em inbound marketing no início de 2015. Sua captação de leads era feita, na maior parte, por mídias tradicionais (outdoor, revistas, televisão, etc.).

Em junho, com dezenas de vagas em aberto para as turmas com cursos do Pronatec, programa do governo federal que oferece cursos técnicos gratuitos, que seriam iniciados no segundo semestre, a escola precisava gerar mais leads para preenchê-las.

Até aquele momento, a Escola Técnica Geração não analisava por qual caminho os visitantes chegavam ao site, tampouco investia em comunicação com o público via redes sociais. As estratégias utilizadas em mídias tradicionais não estavam convertendo o número de leads necessários para alcançar a meta de vagas ofertadas para os cursos do Pronatec.

Estratégia

Com uma necessidade específica – a aquisição de mais leads para dar vazão às vagas do Pronatec -, a Tekoa sugeriu que a Escola Técnica Geração adquirisse um pacote inicial com atividade focada em conversões simples.

A partir de uma análise e de segmentação do público-alvo para o qual seriam ofertadas as vagas, utilizando Business Intelligence (BI), as ações foram focadas em dois pilares: mídias (Facebook + Google + E-mail Marketing) e uma página na web otimizada para conversões.

A ação foi dividida em 14 campanhas (10 para a cidade de Florianópolis e quatro para Itajaí), veiculadas por três semanas – prazo máximo para o preenchimento das vagas. Um acompanhamento constante foi realizado pela Tekoa para que alguns resultados fossem impulsionados. Por exemplo, ao ver que determinados cursos tinham uma taxa de conversão mais elevada era feito um novo investimento para a conversão de mais leads.

Resultados

Em três semanas, a estratégia adotada permitiu que as vagas remanescentes para os cursos fossem preenchidas. Para se ter uma ideia, apenas as campanhas voltadas às mídias (Facebook + Google + E-mail Marketing) trouxeram 965 novos leads qualificados para a Escola Técnica Geração.

As 14 campanhas vinculadas ao Facebook foram responsáveis por 75% dos novos leads da Geração. Os cursos que tinham mais procura foram impulsionados novamente para um resultado ainda mais satisfatório. Já o Google trouxe 128 novos leads, com uma taxa de conversão superior a 42%.

A maior taxa de conversão ficou a cargo do e-mail marketing. Bem segmentados, os e-mails obtiveram uma conversão de 61,53%, trazendo 104 novos possíveis clientes para a Escola Técnica Geração.

Com o resultado – e percebendo a importância do meio digital -, a Escola Técnica Geração renovou o contrato, ampliando os serviços para desenvolvimento de um novo site e para uma estratégia de inbound marketing mais completa. Hoje os serviços para a Escola Técnica Geração incluem produção de conteúdo (blog e materiais ricos) e investimento em mídias para atrair e converter leads, além de estratégia de relacionamento para nutrição de leads e fechamento de novas vendas.

 

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