CRO: porque é essencial otimizar suas taxas de conversão

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CRO: porque é essencial otimizar suas taxas de conversão

Com a possibilidade de oferecer produtos e serviços pela internet, o mercado online está cada vez mais aquecido e a concorrência está maior. Essa concorrência torna mais caro o preço de um lead e consequentemente do CAC (custo de aquisição de cliente). O CRO surgiu nesse cenário para ajudar as empresas a aumentarem o número de conversões em um site mantendo o mesmo investimento na aquisição de tráfego.

CRO quer dizer Conversion Rate Optimization, que em português significa otimização da taxa de conversão. Ou seja, é o processo de melhoria contínua dos resultados de sua estratégia de marketing digital por meio da jornada de compra. Otimizando o CRO é possível aumentar as conversões sem necessariamente aumentar o número de visitas. Vamos ver a seguir o que o CRO pode fazer por você.

CRO: como calcular a sua taxa de conversão

Quando um usuário converte no seu site, seja em uma landing page de material rico, assinatura de um serviço ou num teste gratuito, a relação entre o número de visitantes e o número de conversões realizadas equivale a uma taxa – é essa taxa que o CRO vai ajudar a melhorar.

Para calcular esse índice, basta uma regra de três. Defina um período, que pode ser de 30 dias, e levante os dados de visitas e conversões. Vamos supor que seu site tenha recebido 1.000 visitantes no mês e 25 conversões foram realizadas. Sua taxa de conversão é de 2,5%. Se é um índice bom ou ruim, isso vai depender de uma série de fatores, especialmente do planejamento estratégico e das metas definidas para o time de marketing e/ou comercial. O que é certo para todos os casos é que sempre é possível melhorar.

Agora que você sabe como calcular a taxa de conversão, vamos ver de que forma ela pode ser melhorada por meio do CRO.

Vantagens de otimizar as taxas de conversão

Otimizar as taxas de conversão vai ajudar a trazer resultados efetivos e, principalmente, financeiros para a empresa. Esqueça as métricas de vaidade: não adianta ampliar o número de visitantes do site se esse esforço não se converter em vendas, que é o que realmente importa. Veja as principais vantagens de trabalhar com CRO:

1. Ampliar o retorno sobre investimento (ROI)

As estratégias de marketing digital direcionam o potencial cliente para o site da sua empresa e, para reter esse público, o site precisa estar preparado para receber e proporcionar a melhor experiência na jornada de compra. A consequência é o maior número de pessoas convertendo e aumentando o faturamento da empresa.

2. Melhoria da experiência do usuário

Um site focado na experiência do usuário ajuda o visitante a encontrar o que procura e a realizar uma conversão de forma fluida. Assim, ele dá preferência para a sua empresa e pode se tornar um evangelizador da sua marca.

3. Redução do CAC

O investimento feito na atração, conquista e fidelização de clientes diminui à medida que as suas taxas de conversão aumentam. Isso significa mais eficiência para a sua estratégia de marketing digital.

Está convencido dos benefícios do CRO? Então veja de que forma implantar essa prática na sua empresa.

Como melhorar os resultados com CRO

O primeiro passo para ter sucesso nas suas estratégias envolvendo o CRO é tomar decisões baseadas em dados. Com o apoio de data analytics levante as principais informações referentes ao seu site, o comportamento dos visitantes nas páginas de conversão e o desempenho dos leads após suas conversões em campanhas.

Veja como começar a melhorar os seus resultados em CRO:

– Mapa de calor

Com ferramentas de mapa de calor você consegue identificar quais são as áreas mais acessadas do seu site e quais são os pontos cegos, ou seja, aqueles nos quais ninguém clica ou presta atenção. Se você tem um Call to Action na home, por exemplo, poderá acompanhar se ela está sendo percebida e acessada pelos visitantes. Se não estiver, essa pode ser uma possibilidade de CRO.

– Taxas de rejeição

Veja quais são as páginas que seus visitantes saem sem realizar nenhuma ação. Se o site tem landing pages muito relevantes para seu negócio que estão sendo rejeitadas pelos usuários, identifique quais são e o que pode estar causando essa recusa.

– Testes de usabilidade

Você não pode ser parâmetro para os usuários do seu site. Com o apoio da metodologia de UX design faça testes com as personas do seu projeto para encontrar formas de ouvir o usuário e entender o que ele quer, o que ele precisa, e testar se a solução que você desenhou realmente funciona para ele.

– Testes A/B

Disponibilize duas páginas com uma diferença única para seus visitantes, distribua o tráfego e faça testes para identificar qual converte mais. Esse ponto é fundamental para o CRO, pois é uma forma estruturada de melhorar a performance do site, extraindo mais do tráfego que o endereço já tem. Não existe receita de bolo, então você precisa descobrir o que se adapta melhor à sua realidade.

Por meio de ações que envolvem o CRO, fica mais fácil identificar quais melhorias precisam ser feitas para alcançar resultados consistentes em conversão. O CRO bem feito impacta de forma essencial os resultados da sua estratégia de marketing digital.

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