Marketing de conteúdo: como essa estratégia pode atrair clientes

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Marketing de conteúdo: como essa estratégia pode atrair clientes

Quer divulgar sua empresa e anunciar seus produtos na internet e não sabe como? Pagou caro por um e-commerce mas não obteve os resultado esperados? Seus perfis institucionais nas redes sociais não estão ajudando nas vendas? O marketing de conteúdo pode ser a resposta para todos esses problemas.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é um dos meios mais efetivos de atrair clientes para o seu negócio usando a internet – e sem gastar muito. Como o próprio nome sugere, essa modalidade de marketing aposta no conteúdo, ou seja, na informação, como principal estratégia para aproximar uma empresa da sua persona. Isso significa, basicamente, fornecer informação de qualidade aos seus possíveis clientes para que eles possam saber mais sobre o serviço prestado pela sua empresa, reconhecê-la como referência e, assim, ter mais recursos para decidir comprar o seu produto.
Essa prática tem dado tão certo que vem crescendo de forma significativa – principalmente nos últimos três anos. “Os bons resultados motivam as organizações do país a aumentar seus orçamentos em marketing de conteúdo nos próximos meses: 57% delas vão gastar mais com a estratégia em 2015, percentual igual ao de empresas americanas e canadenses”, relata a reportagem publicada na revista Exame. Essa estratégia de marketing foi desenvolvida com base em pesquisas de comportamento online. Os resultados mostraram que:
– Mais de 15 milhões de consumidores online dizem que pesquisam em mídias sociais antes de fazer uma compra;
– 68% dos consumidores vão às redes sociais para ler publicações sobre os produtos;
– 93% das navegações na internet começam por uma ferramenta de busca (como Google);
– 90% dos consumidores acham conteúdo personalizado útil;
– 75% das pessoas não acreditam em anúncio.
As técnicas de marketing de conteúdo foram criadas a partir das pesquisas desses padrões e da mudança de comportamento do consumidor, que agora demanda mais informações sobre os produtos antes de comprar.

Como fazer marketing de conteúdo?

Cada vez mais empresas investem na produção e posts de blog, e-books, vídeos, artigos e infográficos para atrair a atenção de clientes. Mas como fazer isso? Se você já possui seus canais de divulgação na internet – um site bem estruturado e perfis da sua empresa nas redes sociais – já tem meio caminho andado. Caso ainda não tenha, é muito importante criá-los: são ferramentas indispensáveis se você pretende investir em marketing de conteúdo. Você passará a utilizá-los para armazenar e divulgar textos informativos para o seu público-alvo.

E-books e blogposts: modelos de texto para marketing de conteúdo

Os formatos de texto mais utilizados pelo marketing de conteúdo são: post ou blogpost e e-book ou conteúdos ricos. Eles devem ser produzidos levando em conta o perfil do seu público-alvo e abordar temas relevantes ligados ao seu produto.
Os materiais podem ser menos aprofundados, no caso dos blogposts ou posts, e mais densos, no caso dos e-books ou conteúdos ricos. Em comparação com os materiais produzidos pela imprensa, os posts e blogposts são textos mais curtos, como as notícias; já os e-books são mais aprofundados e extensos, como as reportagens especiais. O conteúdo pode ser produzido por você ou por empresas especializadas.
Caso a sua empresa comercialize produtos de beleza, por exemplo, você poderá produzir materiais sobre os diferentes tipos de produto de beleza (posts) e manuais sobre como aplicar cada tipo de produto corretamente (e-book) – tudo isso levando em conta as principais dúvidas que seus clientes costumam ter. Se você quiser saber mais sobre como escrever bem para o blog da sua empresa e sobre por que fazer conteúdos ricos, leia nosso material sobre o assunto.
Mas antes de começar a produzir os conteúdos – ou contratar uma empresa para isso – você precisa definir o perfil do seu cliente ideal (persona) e uma estratégia de venda (jornada de compra) e conhecer regras de Search Engine Opmization (SEO) para que os conteúdos da sua empresa sejam encontrados facilmente (no Google ou na redes sociais) por um potencial cliente.
Antes de criar a estratégia de marketing de conteúdo, você precisa definir a persona e a jornada de compra dos clientes ideais para o seu negócio.

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