7 Hacks de Web Design para aumentar as conversões do seu site

|

7 Hacks de Web Design para aumentar as conversões do seu site

Quando você gerencia um site, a melhor maneira de trazer mais clientes para sua empresa é gerar mais tráfego para ele e aumentar a taxa de conversão dele.

Há muitas maneiras de melhorar seu tráfego. Você pode usar marketing de conteúdo, SEO para alcance orgânico ou anúncios pagos no Google e em mídias sociais.

No entanto, nem todos os visitantes que acessam seu site comprarão de você. Segundo o WordStream, a taxa de conversão média dos sites é de 2,35%.

Isso significa que para cada 100 visitantes que seu site recebe, apenas 2 a 3 deles se tornarão leads de sua base e possíveis clientes. Assim, você precisa concentrar-se na criação de sites otimizados para conversão caso queira impulsionar suas vendas.

Como o seu site é sua chance de impressionar clientes em potencial, aqui estão 7 técnicas simples/hacks de Web Design que ajudarão você a converter mais visitantes em leads/clientes.

1. Tire proveito do espaço negativo (ou espaço em branco)

Em web design, o espaço ocupado por diferentes elementos em suas páginas é chamado de espaço positivo, enquanto o espaço não utilizado é chamado de espaço negativo ou espaço em branco.

Ao projetar um site, designers amadores tentarão preencher o máximo possível o pequeno espaço que cada página oferece. Isso leva a uma poluição visual e dificulta que suas ofertas ou chamadas para ação (CTAs) destaquem-se.

Pouco espaço em branco aumenta o esforço cognitivo – como memória, atenção, percepção – e muitos visitantes simplesmente vão navegar para outro site.

Como dono de um negócio profissional, um dos hacks de web design é que você atue para garantir que seu site tenha espaço negativo suficiente. O espaço negativo permite que seus elementos mais importantes, como CTAs e links para páginas importantes, destaquem-se entre os outros elementos da sua página. Além disso, o espaço em branco também deixa seu site mais clean e dá um ar mais sofisticado, sem precisar apelar para um design chamativo (e que geralmente afasta as pessoas).

Para aumentar o espaço em branco em seu site, divida blocos de texto em parágrafos menores, aumente um pouco a entrelinha dos parágrafos, use listas e marcadores quando apropriado e use imagens para dividir seu texto. Também não se esqueça de adicionar margin (margem) ou padding (preenchimento) entre uma seção e outra, para dar mais respiro entre as diferentes partes do site.

Em suma, pense no design do seu site da mesma forma que uma loja física. Você não gostaria de entrar em uma loja onde os produtos estão todos juntos e misturados, com várias placas de desconto com cores diferentes e uma organização precária, certo?

2. Use a combinação de cores certa

A cor é muitas vezes ignorada ou negligenciada pela maioria dos designers quando eles estão construindo um site. No entanto, escolher as cores erradas é prejudicial para as conversões.

Uma pesquisa feita em web design mostra que 85% dos consumidores citam a cor como fator determinante na compra.

Não existe uma única cor que sirva para todos os sites. No entanto, as combinações de cores que você usa determinam as emoções e as reações que você provoca em um visitante. Sempre use uma combinação de cores que estimule a emoção certa para sua marca.

Além disso, usar apenas uma ou duas cores para o seu site é uma má ideia. Isso limita sua capacidade de destacar elementos importantes, como CTAs.

Para aumentar suas conversões, um dos hacks de web design que você deve considerar é o de escolher pelo menos quatro cores. Tenha um esquema de cores para o plano de fundo, outra cor para o texto, uma cor diferente para links importantes na página e, o mais importante, uma cor altamente contrastante para suas chamadas para ação.

Usar cores altamente contrastantes para suas CTAs aumenta as chances de os visitantes as encontrarem e clicarem nelas. Consequentemente, isso aumentará de forma gradual as conversões.

3. Simplifique sua navegação

Pode ser tentador adicionar um link a cada página ou botões e chamadas em sua barra de navegação.

Provavelmente isso aumentará o número de cliques para essas páginas, mas ter muitas opções em sua barra de navegação também sobrecarrega e distrai seus visitantes. Isso reduzirá as chances de eles clicarem nos links que são determinantes para as conversões, como sua página de preços ou de demonstração.

De acordo com diversos estudos, ter menos opções na sua barra de navegação e no seu site como um todo torna mais fácil para os visitantes encontrarem o que estão procurando.

A posição da sua barra de navegação também é crucial para suas taxas de conversão. As barras de navegação colocadas no cabeçalho do site convertem mais que as colocadas nas áreas de barra lateral e de rodapé. Isso é porque as pessoas já se acostumaram com a barra de navegação superior, tornando mais fácil de encontrar os links para as páginas.

4. Evite o uso de templates padrão ou gratuitos

Todo sistema de gerenciamento de conteúdo vem com temas e templates de sites gratuitos e muitos proprietários de empresas tentam reduzir custos usando esses modelos e temas.

Embora nem todos os temas gratuitos sejam ruins, é importante considerar que esses modelos não foram criados com o seu negócio específico em mente. Além de eles serem usados por milhares de outras empresas (às vezes podem ser seus concorrentes!) eles não são atualizados com tanta frequência como modelos premium ou personalizados.

Em resumo, entre os hacks de web design que você deve considerar, está o de que um tema gratuito vai baratear o custo do seu site, porém, pelo fato de ele ter recursos limitados, você ficará engessado e não terá uma personalização tão grande, de forma que sua identidade digital não será exclusiva de sua marca.

5. Use CTAs animadas

As chamadas para ações são um dos elementos essenciais de sites focados em conversão.

E não pense que apenas suas páginas vendedoras devem possuir CTAs. É muito importante que você ofereça a possibilidade de o visitante entrar em contato com você, seja no final de um vídeo, seja no final de um artigo. Deixe um formulário, um botão ou um link para uma página de contato, para que o usuário fique seduzido a clicar nele.

Embora as CTAs sejam importantes, a forma como você as apresenta é o fator determinante do impacto delas nas conversões. Por exemplo, o uso de CTAs de botão, em vez de CTAs somente com texto, pode aumentar seus cliques em 45%.

CTAs animadas também funcionam bem. O movimento atrai a atenção de seus visitantes e aumenta as chances de eles clicarem. De acordo com UserTesting, um movimento sutil a cada poucos segundos chama atenção de seus visitantes sem incomodá-los e sem parecer chato.

6. Capriche no visual do seu site

O cérebro humano retém mais informações que estão em um formato visual, como imagens e vídeos, do que em formato de texto. Se você quiser aumentar a quantidade de tempo que os visitantes passam interagindo com seu site, você precisa usar imagens e vídeos como parte de seu conteúdo.

Embora as imagens e outras mídias gráficas sejam importantes, a qualidade é mais importante que a quantidade.

Este é um dos hacks de web design importantes: seus visitantes prestarão mais atenção às imagens que contêm informações relevantes do que às imagens genéricas que não agregam valor (como aquela foto de fundo com 2 pessoas conversando em um escritório, que quer dizer tudo e nada ao mesmo tempo).

Como tal, antes de escolher uma foto para usar no site, você precisa se perguntar se a qualidade é boa o suficiente para atrair a atenção de seus visitantes.

As duas principais formas de obter imagens/vídeos de alta qualidade são usando um fotógrafo ou usando um designer gráfico experiente. Os designers gráficos podem criar qualquer tipo de imagem ou vídeo de que você precise e o resultado superará qualquer imagem de bancos que você possa acessar pela internet.

Uma dica é contratar um designer gráfico profissional. Ele pode cobrar mais, porém com certeza terá equipamentos e técnicas mais sofisticadas para trazer um bom resultado.

7. Concentre-se no Web Design responsivo

Inúmeras pesquisas mostram que os dispositivos móveis representam 56% do tráfego de consumidores. Isso significa que a maioria de seus visitantes está usando dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para navegar em seu site.

O problema com a mudança da navegação no desktop para a navegação móvel é que nem todos os sites incorporaram a capacidade de resposta móvel em seus projetos. Nesses casos, um site é carregado bem em um PC, mas não responde quando um visitante tenta acessá-lo em um dispositivo móvel.

Quando um site não é responsivo em dispositivos móveis, a maioria dos visitantes abandonará rapidamente e procurará outro site, o que significa que suas conversões e sua receita vão despencar. Então entre os hacks de web design desta lista, investir em um projeto responsivo é um ponto fundamental.

Qual é o próximo passo?

Agora que você aprendeu os sete hacks de web design que vão disparar suas conversões, a única coisa que você precisa fazer é tomar uma atitude.

Volte para o seu site agora mesmo, veja quais elementos dele precisam ser melhorados e invista seus esforços e recursos nessas áreas. Se você não puder fazer isso sozinho, poderá sempre contratar um web designer de renome para ajudar a reformular seu site de uma forma que impulsione as conversões e aumente suas vendas.

 

“Este conteúdo sobre hacks de web design é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e de tocar violão.”

https://www.linkedin.com/in/caionog/

www.facebook.com/caio.nogueira01

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail para receber conteúdos