Business Intelligence: por que ele é a base da sua estratégia digital?

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Business Intelligence: por que ele é a base da sua estratégia digital?

O termo Business Intelligence já existe há bastante tempo, mas agora está presente em todos os conteúdos sobre Marketing e também sobre Data Analytics. E não podia ser diferente: o BI é uma área essencial na criação de um plano de marketing efetivo tanto online quanto offline.

O popular BI é a coleta, organização, análise, monitoramento e validação de informações relevantes para uma empresa, para serem transformadas em conhecimento estratégico. Hoje, com os modelos de Data Driven, as análises e, consequentemente, as mudanças já podem acontecer em tempo real.

Ele permite que as decisões tomadas por uma organização ou agência saiam da categoria do “feeling” e entrem em um escopo mais analítico e fundamentado. Desta maneira, as ações serão mais efetivas e demandarão menos investimentos financeiros em tentativas de acerto e erro.

 

Como o business intelligence é feito?

 

O business intelligence se apoia em ferramentas – como softwares – para pesquisar e armazenar dados sobre a empresa que está sendo estudada e todo o mercado que a envolve. Dentro disso é avaliada a própria empresa, concorrentes, clientes, fornecedores, possibilidades de expansão, fraquezas, produtos, serviços e tudo que a circunda.

Esses dados se transformam em análises de concorrência, comportamento do consumidor, jornadas de compras, personas e oportunidades. Tudo isso balizará as tomadas de decisões seguintes, especialmente no que toca à utilização de recursos, ações de relacionamento, posicionamento de marca e lançamento de novos serviços.

Os dados inseridos nas ferramentas de BI devem ser atualizados e monitorados com frequência, para que as informações não percam a validade e a sua inteligência de mercado seja cada vez mais relevante.

Muitas vezes o BI começa pela análise das pequenas planilhas geradas pela empresa, que com o tempo são estruturadas para uma análise mais robusta usando ferramentas próprias para isso.

 

Por que o business intelligence é essencial?

 

Um dos quesitos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio é ter controle dos dados e das informações produzidas pelo seu negócio. Conseguir identificar padrões de comportamento – tanto online quanto offline – dos seus clientes e espaços para novos negócios fornecem um diferencial competitivo e uma possibilidade de acerto em um novo movimento ainda maior.

Ao coletar e analisar dados relevantes, pode-se alcançar noções de segmentação de públicos, suas dúvidas e questões e como sua marca é vista por aqueles que você gostaria que fossem consumidores. Desta maneira, novas ações podem ser pensadas e colocadas em prática como:

Mudanças na sua plataforma de e-commerce: através de taxas de rejeição, navegabilidade, conversões e otimização da experiência.
Mudanças nos produto: alteração, adição ou retirada de produtos, visando maior lucro.
Melhorias na estratégia de marketing de performance: com adição de novos conteúdos relevantes, SEO, palavras-chave e melhorias nos estágios no funil de compras.
Aprimoramento do relacionamento com o cliente: ações em redes sociais, suporte, marketing e experiências e em termos de engajamento.
Campanhas digitais: segmentação de público, atração em diferentes canais (online e offline), formatos mais aceitos, etc.

 

BI e o comportamento do consumidor

 

Mais do que oferecer ao consumidor o que ele quer, o que se busca atualmente é tentar captar seus gostos e preferências antes mesmo que o cliente procure a empresa. Isso é, com certeza, um diferencial competitivo.

Mas como é possível conhecer tão a fundo o comportamento do consumidor? A resposta para isso pode estar em seu CRM, ou até em suas planilhas de controle. Coletando e analisando esses dados de forma correta, pode-se chegar a padrões consistentes de comportamento do consumidor (por meio da análise de dados e ferramentas de BI), estabelecendo um modelo preditivo, e a partir daí antecipar o comportamento do consumidor e dos potenciais clientes.

 

Como o BI ajuda a entender o comportamento do consumidor

 

O BI possibilita diferentes análises que ajudam a desvendar o comportamento do consumidor. Por exemplo, o uso de ferramentas de análise simples, como Hotjar e Google Analytics, possibilitam mensurar a interação do usuário com sua loja.

É possível saber quais são as etapas de gargalo, os erros mais comuns, o tempo entre a primeira interação e a compra, qual tipo de conteúdo/produto mais acessado e fazer ajustes no funil. E, é claro, com o cruzamento dessas informações com suas vendas, tentar identificar padrões, melhores horários e análises de perdas.

 

ETL e o business intelligence

 

Quem trabalha com BI já deve estar familiarizado com essa sigla, pois é um dos processos mais importantes do business intelligence. A sigla vem do inglês Extract, Transform and Load e significa Extrair, Transformar e Carregar. Na aplicação, ela é a extração de dados de fontes externas.

Na etapa de extração, os dados são extraídos das fontes externas, como arquivos de texto/CSV, Excel, Banco de Dados Relacionais, Banco de Dados Cloud, Endereço WEB, Serviços Online por API, entre outros. Essa etapa é importante porque os dados coletados chegam de diversos formatos, e nela são convertidos para um único formato.

Depois de coletados, chega a fase de transformação. Nela são feitos ajustes, é feito tratamento, limpeza e adaptação dos dados extraídos. Por exemplo, a correção de erros de digitação, padronização de termos, entre outras correções.

Já na etapa de carregamento, os dados que já foram devidamente tratados são colocados dentro do Data Warehouse, um “armazém” onde os dados ficam organizados. Ou seja, estarão prontos para o analista de dados manipulá-los, gerar relatórios e análises, e com isso, dar subsídio às tomadas de decisões.

Resumindo, o ETL nada mais é que a ligação entre os dados brutos e esse modelo de dados. Só assim é possível que os dados cumpram seu papel: ser fonte de informação relevante para tomadas de decisões assertivas.

Que tal inovar fazendo BI para desvendar o comportamento do consumidor e melhorar os resultados da empresa?

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