Canais digitais: como otimizar conversões e vender mais e melhor

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Canais digitais: como otimizar conversões e vender mais e melhor

Dificilmente uma marca ou empresa não está presente, atualmente, na internet. A presença digital não é mais uma meta a ser alcançada. Manter os resultados em alta nos canais digitais é que virou o ideal que todos procuram. O mais comum, contudo, depois que as empresas conseguiram marcar uma boa presença nos meios digitais, é elas seguirem os mesmos métodos e processos e esquecerem as necessidades de cada cliente.

Para melhorar a performance nos seus canais digitais, não existe outra maneira mais eficiente do que observar, de forma constante e com base em dados, os comportamentos, os sentimentos e as vontades dos seus clientes. Com essas informações disponíveis, o passo seguinte será estruturar o seu processo de vendas com base nestes dados. Confira nesse texto a importância de otimizar as suas taxas de conversão para conseguir vender mais e melhor pelos canais digitais. 

Experiência do usuário e data analytics: base para o trabalho nos canais digitais

 

Para crescer e ter êxito nos canais digitais é preciso, antes de mais nada, desenhar a melhor experiência para cada usuário por meio de jornadas que sejam baseadas em dados. Depois, será preciso investir em automação, em experiências omnichannel e usar os gatilhos certos para converter e performar.

Desta forma, é inevitável que as estratégias para a aceleração das vendas em canais digitais iniciem com a coleta e análise de dados dos usuários do site e das mídias sociais. Em paralelo, pode ser feita uma imersão no negócio do cliente para que possam ser entendidos os seus cenários e, a partir disso, propostos aprimoramentos de ações e a identificação de novas oportunidades. 

O estudo de público, dos canais e das bases de dados, assim como a avaliação do mercado, gera informações que permitem a criação de insights e a transformação de dados em ações estruturantes. O efeito disso é que essas ações trarão resultados mais eficientes e em um prazo menor de tempo. 

Otimização da taxa de conversão: como ela é aplicada

 

A metodologia de Customer Experience aplicada na jornada dos usuários permite que sejam criados ecossistemas separados para cada persona. Com isso, fica muito mais fácil identificar pontos de melhorias para a jornada de cada persona se compararmos esse ambiente com o canal de vendas oficial das empresas. 

Para potencializar os resultados, será necessário planejar ações e criar campanhas para diferentes canais que contemplem o monitoramento dos resultados. Na prática, os especialistas da empresa fazem o levantamento de hipóteses, testam, aprendem com esses testes, sugerem e aplicam melhorias no processo de forma constante. 

Esse conjunto de ações e de procedimentos integram a mensuração e a otimização da taxa de conversão (CRO, do inglês Conversion Rate Optimization), ponto fundamental para a melhoria dos resultados dos canais digitais. Esse trabalho deve ser feito de forma contínua em todo o fluxo que envolve a interação com os usuários. 

Entre os dados analisados nesse processo está o custo de aquisição de clientes (CAC). Essa informação ajuda a projetar o crescimento e a definir as metas de vendas com mais segurança porque trabalha com base nas taxas de conversão da empresa e no retorno de investimento (ROI) desejado por ela a partir dos canais digitais.

Automação e integração de canais digitais

 

Para acelerar a performance das estratégias de marketing e vendas é fundamental investir na automação e na integração dos canais digitais. Desta forma, a empresa poderá incorporar as soluções propostas aos sistemas já utilizados.

Com a gestão das estratégias sendo feita com base em data analytics e utilizando a automação dos processos, será viável implementar uma estratégia multicanal em todo o ciclo de vida do usuário. Essa estratégia poderá contemplar comunicação via WhatsApp, SMS, chat, chatbot, redes sociais, e-mail, call center, entre outros canais. Desta forma, a tecnologia funciona como aceleradora para o alcance dos melhores resultados com o cliente final no centro das estratégias da empresa. 

Para atender às demandas dos clientes, além da tecnologia ser um ponto central das estratégias adotadas, também será fundamental trabalhar em um modelo de gestão de equipes mais dinâmico e eficiente. Isso pode ser alcançado por meio do trabalho dos squad teams.

Os squads permitem que os profissionais envolvidos em cada projeto tenham diferentes perfis e competências, e trabalhem de forma conjunta e complementar. Desta forma, diferentes skills podem ser utilizados na cocriação de soluções e para o gerenciamento da performance das campanhas nos canais digitais.

Otimização de conversões na prática: conheça o case de sucesso da Estácio

 

Em uma parceria desenvolvida junto com a Mutant, referência em Customer Experience no Brasil, a Tekoa passou a atuar na captação de alunos para a Faculdade Estácio, como um canal de vendas para trazer novas matrículas para a universidade.

A estratégia inicial do trabalho da Tekoa para a Estácio envolveu o estudo do público, com a avaliação do perfil, dos interesses e da região de moradia/interesse das personas, assim como o estudo do histórico de matrículas e o mapeamento da jornada atual do cliente e a identificação dos gaps e pontos possíveis de melhoria desta jornada.

No início do projeto foram feitas, ainda, análises visando escolher o melhor canal para captação de oportunidades conforme cada persona. Assim, as campanhas produzidas para a Estácio trabalharam oportunidades em todo o Brasil, mas sempre levando em conta as particularidades de cada região.

Para otimizar as conversões e melhorar o resultado obtido nos canais digitais, a Tekoa trabalha em todo o funil de vendas da Estácio, desde a captação de fluxo para as páginas, passando pelas etapas de inscrição, classificação e matrícula. 

Para o trabalho de CRO foram implementadas automações multicanal utilizando e-mail, SMS, WhatsApp e ligações. O objetivo deste trabalho foi focar na personalização e na contextualização dos usuários durante todas as etapas das suas jornadas.

Toda a operação desenvolvida está apoiada em uma plataforma de Customer Experience baseada em uma estrutura tecnológica que inclui integração de canais digitais e recursos como data warehouse, data layer, data driven e ferramentas de inteligência de negócio. 

Usar a tecnologia como aliada do seu time de vendas, é uma ótima maneira de multiplicar os resultados da sua empresa. Se você deseja saber mais sobre as estratégias utilizadas neste case, acesse o nosso artigo Marketing de performance: como crescemos 3 vezes o número de inscritos e matrículas na Estácio.

 

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