Case de sucesso Audaces: como aumentamos 169% o crescimento nas vendas com marketing digital

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Case de sucesso Audaces: como aumentamos 169% o crescimento nas vendas com marketing digital

As estratégias de marketing digital sempre levam em conta o perfil de cada cliente e de seus públicos. E todas elas têm um mesmo propósito: aumentar as vendas e trazer crescimento para a empresa que decidiu investir em marketing digital. Um case de sucesso que orgulha a Tekoa justamente pela conquista de ótimos resultados é o da Audaces, referência mundial em inovação para a indústria da moda.

 

As lições do case de sucesso da Audaces

Uma das gigantes no cenário global quando falamos de inovação no setor do vestuário e da confecção, a Audaces começou a trabalhar com marketing digital alguns anos antes de contratar a Tekoa. No começo, a presença digital da Audaces foi administrada pela sua equipe interna de marketing.

“Nesta época, tínhamos uma equipe de 11 pessoas, mas nem todas elas trabalhavam com o marketing digital. No início, não trabalhávamos de forma tão organizada esta área. Mas depois sim, começamos a focar o marketing digital de forma mais sistemática”, comenta o sócio da Audaces, e Diretor de Marketing da época, Jorge de Paula.

O foco então foi desenvolver estratégias para promover o Audaces Vestuário, carro-chefe das campanhas naquele momento. Algumas estratégias adotadas na época, trazem resultados para a empresa até hoje.

Até que a Audaces percebeu que a demanda envolvendo o marketing digital estava crescendo e, se continuassem fazendo este trabalho internamente, iriam perder o core do próprio negócio. Ou seja, colocariam muita energia em um trabalho que não estava relacionado com o foco da Audaces, que é desenvolver inovação e tecnologias para atender empresas de moda e confecção.

Foi então que surgiu a ideia de procurar no mercado um parceiro que pudesse cuidar das estratégias de marketing digital da Audaces. Os diretores da companhia já conheciam o trabalho da Tekoa, que havia feito, anteriormente, uma pesquisa com clientes da Audaces.

Este conhecimento prévio e a necessidade da marca de desenvolver um novo portal para atender tanto ao público externo quanto aos clientes do Clube Audaces fizeram com que a empresa contratasse a Tekoa no final de 2016. Nos primeiros meses a agência desenvolveu o novo portal da Audaces e as suas duas versões de acesso – para o público em geral e para os clientes com acesso exclusivo.

 

Primeiros passos da parceria

Desde o início de 2017, a parceria entre a Audaces e a Tekoa avançou para o inbound marketing. Nesta fase, a Tekoa sugeriu novas soluções focadas no perfil da Audaces, como campanhas mensais focadas em produtos, materiais ricos (como e-books, webinars e white papers) e conteúdos para o blog nos idiomas português e espanhol. Este conjunto de ações fez a Audaces se tornar um case de sucesso da Tekoa.

“Recebemos algumas sugestões da Tekoa de estratégias para atrairmos novos clientes, e isso tudo deu resultado. O número de contatos comerciais que surgiram através do meio digital realmente melhorou bastante em 2017. Em função disso, a nossa equipe de pré-vendas aumentou”, explica Jorge de Paula.

O setor de pré-vendas da Audaces cresceu cerca de 67% conforme os resultados foram aparecendo durante o ano.

“Nossa equipe de pré-vendas comenta que o contato que vem do meio digital é mais rico, ele já conhece a nossa empresa. Assim, fica mais fácil fechar negócio. Ainda que, pela característica dos nossos produtos, consideramos que o contato virou realmente uma oportunidade quando marcamos um agendamento com a nossa equipe de vendas”, explica.

As estratégias de marketing digital adotadas pela Tekoa em parceria com a Audaces rapidamente apresentaram resultado e escalaram durante o ano de 2017. Destacamos alguns dos principais resultados obtidos neste período por este case de sucesso:

169%

de crescimento nas vendas com origem no marketing digital na comparação entre janeiro e setembro de 2016 e o mesmo período de 2017

375%

crescimento no número de contatos comerciais no Brasil entre janeiro e setembro de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016

13 vezes

mais contatos comerciais através do site da Audaces em espanhol, que atende aos clientes dos países da América Latina, entre janeiro e setembro de 2017, na comparação com os mesmos meses de 2016.

“Nos surpreendeu o resultado de alguns países da América Latina, especialmente do Peru e da Colômbia, onde já tínhamos uma estratégia de participação presencial em feiras. O resultado também foi bom no México e na Argentina. Antes, em termos digitais, a gente atuava muito pouco na língua espanhola, mas com a Tekoa começamos a atuar mais”, observa Jorge de Paula.

Isso só foi possível, segundo o diretor de Marketing da Audaces, porque a empresa passou a ter uma parceira totalmente dedicada para a área de inbound marketing.

“Tivemos um crescimento alto, bastante expressivo, devido também à pouca atuação inicial que tínhamos na América Latina. Hoje, o que percebemos é que a melhor estratégia é trabalhar em conjunto o inbound e o outbound marketing. Este conjunto é complementar. Pelos resultados obtidos até o momento, percebemos também que o inbound marketing será fundamental para que consigamos atingir as nossas metas”, destacou.

 

Mudança no escopo de trabalho

A Audaces acompanhou a mudança de posicionamento da Tekoa. O marketing de performance passou a reger o projeto, enquanto que o inbound marketing, que antes era o foco do trabalho, passou a ser uma das estratégias utilizadas.

O marketing de performance é um segmento do Marketing Digital totalmente voltado para resultado e orientado a dados. Essa estratégia possibilita medir cada ação e mensurar o retorno de tudo que foi investido, e com isso investir somente no que de fato gera resultado.

Com o novo projeto totalmente focado em resultados, utilizamos um dashboard específico para as necessidades da Audaces, assim conseguimos fazer um acompanhamento diário das metas.

A utilização de dashboards tem duas principais vantagens: compreender os motivos de aumento e queda dos números e, quando houverem quedas, conseguir fazer as devidas correções mais rapidamente.

No modelo anterior, nossos esforços eram centrados nas oportunidades, já no novo projeto, nos concentramos principalmente no número de agendamentos. Ou seja, nossa meta é que as oportunidades que enviamos para o time de pré-vendas da Audaces convertam-se em agendamentos.

Por isso, um de nossos esforços está em trabalhar também no descarte, ou seja, nas oportunidades que geramos mas que por algum motivo os pré-vendedores não conseguiram agendar reunião com vendedor.

 

Resultados obtidos com a implementação do marketing de performance

O novo projeto de performance foi implementado há pouco tempo, mas já temos obtido bons resultados. Tivemos, por exemplo, recordes históricos na geração de oportunidades ou MQLs (Marketing Qualified Leads), em julho deste ano.

Comparando o primeiro quarter (janeiro a março) de 2019 com o segundo quarter (abril a junho) do mesmo ano, tivemos um crescimento de 20% no número de oportunidades. Os bons resultados são reflexo das novas estratégias do projeto e das novidades implementadas.

 

Novidades no projeto Audaces

Segundo pesquisa da agência Volt Data Lab, a produção de podcast no Brasil segue em crescimento acentuado nos últimos anos. Empresas como Google e Spotify também passaram a investir mais nesse tipo de conteúdo, disponibilizando novos recursos para os usuários que querem produzir nesse formato.

O modelo vem ganhando muitos adeptos por ser acessível, é possível consumir o conteúdo ao realizar outras tarefas diárias. Diante dessa realidade, percebemos uma oportunidade de introduzir novas mídias ao escopo de performance da Audaces, lançamos uma série de podcasts.

Os episódios trazem histórias inspiradoras de profissionais da moda que evoluíram na carreira utilizando as tecnologias desenvolvidas pela Audaces. Em formato de entrevista, cada episódio contará com a presença de diversos profissionais da área, em áudios de menos de 20 minutos.

Outra novidade no projeto são as webséries, uma série de vídeos curtos sobre empreendedorismo e Indústria da Moda, com especialistas e referências da área. Seguindo o mesmo formato, através de vídeos fazemos demonstrações online de produtos, destacando as vantagens e funcionalidades.

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