Audaces

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Cenário Inicial

Durante três anos, entre 2014 e 2016, a Audaces, empresa que é referência mundial no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor da moda, trabalhou o marketing digital da companhia internamente.

Neste período, a empresa que desenvolve equipamentos e softwares para empresas de todos os portes da indústria têxtil e do vestuário, trabalhava a sua presença digital com uma equipe multidisciplinar que respondia também pela estratégia completa do marketing da marca.

Esta equipe interna focou, inicialmente, em campanhas digitais de produto. O carro-chefe da época foi o programa Audaces Vestuário, uma solução para a modelagem e o encaixe de moldes. Os resultados desta fase inicial foram positivos, mas a Audaces percebeu que precisava avançar mais com o marketing digital e, por isso, decidiu procurar uma agência que pudesse apoiá-la nesta nova fase.

Estratégia

Apesar de ter resultados positivos com a estratégia interna de marketing digital que vinha fazendo, a Audaces percebeu que o esforço nesta área distanciava a empresa do core de seu negócio.

Como a Tekoa já havia desenvolvido um trabalho de pesquisa com os clientes da Audaces e pela empresa ter confiança no trabalho desenvolvido pela agência, a parceria cresceu. Desde o final de 2016, a Tekoa trabalhou junto com a Audaces para, inicialmente, reformular o site – tanto na versão de acesso livre quanto a parte restrita para clientes, o Clube Audaces.

Na sequência, no início de 2017, começou o trabalho de marketing digital. Nesta fase, a Tekoa sugeriu novas soluções de inbound marketing focadas no perfil da Audaces, como campanhas mensais para produtos, materiais ricos (como e-books e whitepapers) e conteúdos para o blog nos idiomas português e espanhol.

Também fez parte desta nova fase a implantação de um webinar mensal com especialistas e nomes de referência da moda e campanhas estratégicas de mídia paga no Facebook e no Google.

Resultados

As estratégias de marketing digital adotadas pela Tekoa em parceria com a Audaces rapidamente apresentaram resultado e escalaram durante o ano de 2017. Entre janeiro e setembro, o número de contatos comerciais gerados pelo marketing digital registrou crescimento de 375% na comparação entre 2016 e 2017 e o número de vendas efetuadas a partir dos contatos do meio digital aumentou em 169%.

O resultado dos conteúdos produzidos para a versão do site da Audaces em espanhol e das estratégias de nutrição da base de clientes da América Latina foi ainda mais expressivo. O número de contatos comerciais entre janeiro e setembro de 2017 para este público foi 13 vezes maior do que no mesmo período do ano anterior.

Este salto de resultados fez com que a Audaces tivesse que ampliar a sua equipe de pré-vendas em cerca de 67%, e diversos negócios foram gerados em países da América Latina por causa da parceria com a Tekoa.

Depoimento

“O número de contatos comerciais através do inbound marketing melhorou bastante com a Tekoa. Em função disso, a nossa equipe de pré-vendas aumentou. E essa equipe comenta que os contatos comerciais que vêm através do marketing digital são mais ricos. Eles já conhecem a nossa empresa, o que fazemos. Assim, fica mais fácil fechar negócio. Nos surpreendeu, também, os contatos comerciais que surgiram através do meio digital na América Latina, em países como México, Argentina e, principalmente, Peru e Colômbia. Pela nossa experiência, recomendamos sim o inbound marketing. Ele se torna ainda mais efetivo quando une forças com o outbound marketing, que é o que fazemos. Hoje, temos claro que o inbound marketing é fundamental para atingirmos as nossas metas. “

Jorge de Paula, diretor de Marketing da Audaces

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