Como identificar se a sua empresa está preparada para acelerar as vendas em canais digitais

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Como identificar se a sua empresa está preparada para acelerar as vendas em canais digitais

O que você vai ler: Entender em qual realidade tecnológica estamos inseridos para nos comunicar nos dará direções mais assertivas para estabelecer relacionamentos de negócios e concretizar vendas em canais digitais.

 

A era digital está transformando o mundo das vendas – até aí não há novidade. Mas como identificar se a sua empresa está preparada para acelerar as vendas por meio de canais digitais?

A mudança das vendas é proveniente da mudança dos hábitos de consumo. Nos últimos anos, a venda social conquistou a atenção de profissionais de vendas quando somamos 2,55 bilhões de usuários de mídias sociais, em todo o mundo, com consumidores cinco vezes mais dependentes de conteúdo digital do que no ano 2000.

E o que é venda social?

É quando os vendedores usam as mídias sociais para interagir diretamente com seu público-alvo. Vendedores sociais bem-sucedidos podem ser considerados influenciadores de compra, pois fornecem valor através de opiniões sobre o setor, compartilhando conhecimentos e oferecendo soluções para perguntas comuns dos consumidores com o compartilhamento de conteúdos interessantes e confiáveis.

As mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades, sempre formados e alimentados pelos usuários, como fóruns, blogs, sites de compartilhamento de vídeos e sites de relacionamentos. As redes sociais fazem parte das mídias sociais e as mais populares atualmente são o Facebook, o YouTube, o Instagram e o WhatsApp.

Apesar de não ser uma das redes sociais mais populares do Brasil, o LinkedIn ganha um espaço significativo nas estratégias de marketing digital por se tratar de uma rede social de negócios.

Na realidade da qual todos nós involuntariamente já fazemos parte, a incapacidade de se adaptar a novas tecnologias significa ficar para trás e perder negócios. Seus clientes pesquisam e compram online? Se a resposta é sim, quando você não estiver online para oferecer seus produtos e serviços, seu concorrente estará. Então, se o seu foco for vendas, é difícil entender por que não está concentrado em fazer marketing através de seus canais digitais.

Podemos considerar canais digitais os meios utilizados para alcançar, relacionar-se e adquirir clientes. São canais de marketing digital: e-mail, mídia paga, redes sociais, entre outros.

Como focar em marketing digital sem se comunicar nos canais digitais?

Impossível. Para interagir com seus clientes é preciso estar onde eles estão. E para isso você precisa inevitavelmente:

  1. Saber quem eles são.
  2. Saber por onde navegam.
  3. Entender que tipo de informações consomem.
  4. Analisar por onde circulam seus concorrentes.

A partir daí você estará pronto para desenhar uma estratégia inteligente de marketing digital? Não!

Para identificar se a sua empresa está preparada para acelerar as vendas através de canais digitais, considere ainda os seguintes pontos:

1 – Tenha clareza dos seus objetivos

Qual a missão da empresa? Que relação o projeto em questão tem com a missão da empresa? Quais as metas desse projeto? Qual a expectativa de retorno em vendas? Quais serão as responsabilidades dos envolvidos? Antes de sair respondendo, tente lembrar dos seus maiores desafios, o que fez você procurar um novo caminho e os problemas que você deseja solucionar. Além disso, tenha em mente as possíveis implicações caso você decida não levar adiante um projeto que acelere as vendas nos canais digitais.

2 – Aproxime sua equipe comercial da sua equipe de marketing

Para traçar estratégias coerentes é preciso identificar onde sua empresa quer chegar em termos de posicionamento de marca e metas de vendas. Será preciso analisar seus números mais recentes para entender os maiores desafios do time de vendas. Ticket médio, volume de vendas por mês, ciclo médio de vendas, Lifetime Value e produtos que representam a maior parcela do faturamento da empresa são questões que precisarão ser respondidas.

3 – Quanto você está disposto a investir

Defina o valor a ser investido. Não inicie esse processo sem orçamento – você não chegará a lugar algum. É preciso entender os custos do projeto para definir com precisão indicadores que lhe auxiliem a diagnosticar o quão próximo você está de onde quer chegar.

4 – Conheça profundamente seu consumidor

Saiba com quem você está tentando se comunicar e para quem vende. A construção de uma estratégia de personas é fundamental para dar esse passo. Não caia na tentação de achar que sabe o que ainda não consegue provar com dados.

5 – Você tem uma equipe qualificada?

Nesse momento vale pensar se você dispõe de profissionais capazes e disponíveis para dar fluidez ao projeto. Muito da estratégia criada precisará de respaldo de conhecedores do seu negócio e de seu mercado.

6 – Analise as entregas atuais do marketing para o comercial

Sua equipe de marketing já faz entregas de leads para sua equipe comercial? Os processos estão bem definidos? A qualidade e quantidade dessas entregas está confortável, desafiadora ou não atende às necessidades e expectativas da equipe de vendas? Quais as plataformas de automação de vendas e CRM utilizadas?

Avaliados os 6 grandes itens citados acima, você pode começar a pensar na parte prática da sua presença digital, imaginando a criação ou reestruturação de um site, e-commerce ou blog e de que forma você estará presente nas diversas redes sociais existentes.

É importante ressaltar que nem todos os questionamentos propostos neste texto precisam ser respondidos para que a sua empresa seja considerada preparada para acelerar as vendas através dos canais digitais. É preciso, no entanto, que você esteja disponível para essa avaliação antes de iniciar quaisquer ações. E lembre-se: o mais importante é iniciá-las a partir de estratégias bem definidas.

 

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