Divulgação de eventos: atraia público com marketing digital

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Divulgação de eventos: atraia público com marketing digital

A divulgação de eventos é fundamental para que essas iniciativas tenham sucesso e os objetivos dos organizadores sejam atingidos. Além da divulgação tradicional (assessoria de imprensa, por exemplo), o marketing digital pode e deve ser usado para a divulgação de eventos.
Além de possibilitar a redução de custos, o marketing digital atrai para seu evento as pessoas realmente interessadas. A grande questão é: como utilizar o marketing digital de forma a atrair o público desejado? Como e quais ferramentas do marketing digital utilizar?

Estratégia de divulgação de eventos

O primeiro passo é definir qual é a melhor estratégia de divulgação de eventos a ser seguida. Para isso, é essencial trabalhar dois pontos:
1) Mensagem: qual é a mensagem que deverá ser comunicada. Para começar a desenhar a estratégia de divulgação de eventos, responda às perguntas abaixo:
– O quê: qual é o evento, o nome e conteúdo;
– Quem: quais são os organizadores, convidados etc.;
– Onde: em que lugar será o evento, quais serão os serviços e a infraestrutura oferecida;
– Quando: em qual data acontecerá e quanto tempo durará;
– Por quê: os temas e objetivos a serem alcançados com o evento.
2) Público-alvo: qual é o público-alvo do evento, quem é o público potencial a ser alcançado. Isso, por sua vez, permitirá que se escolha as estratégias de posicionamento e de campanha: formal ou informal? O contato deve ser sério ou despojado? A partir desses pontos, já se pode traçar um plano de ação para a divulgação de eventos e descobrir em que canais será mais interessante anunciar.

Canais de divulgação de eventos

Os canais escolhidos para a divulgação de eventos podem variar de acordo com a natureza ou linguagem do evento. Mas seja quais forem as ferramentas que desejar usar, use sempre linguagem clara e objetiva. Além disso, segundo a consultora de mídias sociais e blogueira Alison Battisby, da Avocado Social, vivemos em uma era em que uma das maiores tendências do marketing em mídias sociais é centrar-se em imagens em vez de texto. Por isso, opte por uma linguagem simples e sucinta, e aproveite o potencial das imagens.
Entre as principais ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas para divulgação de eventos, estão:
1) sites ou blogs: são os canais onde as pessoas buscarão mais informações sobre o evento, por isso é importantíssimo mantê-los sempre atualizados e com conteúdo relevante sobre ele. Uma possibilidade interessante é criar um hotsite, ou seja, aqueles sites que são desenvolvidos especialmente para divulgar um evento, ação, promoção, serviço, ou seja, algo temporário.
2) redes sociais: têm como vantagem o fato de terem grande alcance e capilaridade. Além disso, permitem uma interação quase que em tempo real com o público. Por isso não hesite em publicar notícias, promoções, fotos, informação relevante, lembretes de pagamento e apresente os palestrantes de seu evento. Além disso, na hora do evento estimule seu público a publicar fotos, vídeos e comentários sobre o evento na rede dizendo onde estão. Algumas das redes mais utilizadas: Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Instagram, Pinterest e Snapchat.
3) e-mail: o e-mail marketing pode ser uma ótima alternativa para a divulgação de eventos se houver uma base de dados qualificada e segmentada, uma vez que tem um grande alcance com baixo custo. Se não houver uma boa base de dados, pode-se construir uma através da criação de landing pages, ou seja, páginas nas quais se oferece algum benefício em troca dos dados de seu público.

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