Por que o foco na experiência do aluno é essencial para o aumento de matrículas?

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Por que o foco na experiência do aluno é essencial para o aumento de matrículas?

Os estudantes que não conseguem se formar são geram prejuízos tanto para o aluno quanto para a instituição. Por isso, embora seja um processo de contínua melhoria, muitas instituições de ensino buscam formas inovadoras para aumentar as matrículas e rematrículas. É aí que entra a experiência do aluno.

Por conta do novo coronavírus, o COVID-19, a relação das universidades com os estudantes tende a mudar. Por isso, esse é um assunto que vem ganhando ainda mais relevância nas últimas semanas e você precisa estar por dentro para sair na frente da concorrência!

O primeiro fato que você deve ter em mente é que a lealdade institucional é minguante e que os estudantes esperam um nível mais alto de transparência e serviço em troca do seu investimento educacional. Isso, além de colocar pressão financeira sobre as universidades, também exige recursos com maior personalização, opções e agilidade. Em outras palavras, exige uma experiência customizada.

E isso tem uma relação direta com a forma que a sua empresa lida com a inovação tecnológica. Afinal, à medida que o mercado cresce e vemos uma sutil, ainda que significativa, mudança de paradigma no uso de tecnologias, os estudantes buscam por informações mais abrangentes e prontidão acadêmica, para tomar decisões mais rápidas e concretas.

Porém, para atender essas expectativas do novo tipo de consumidor, além de fornecer um gerenciamento de matrículas efetivo, a sua universidade deve abranger todos os aspectos da jornada do aluno, buscando personalizar a experiência em todos os âmbitos e contatos. Tudo isso contribui para o sucesso constante a longo prazo de matrículas e rematrículas.

Neste artigo, veremos como os educadores podem proporcionar uma experiência melhor para atrair e reter alunos. Confira as dicas que preparamos!

 

Por que os alunos estão desistindo?

 

De acordo com o The New York Times, 30% dos estudantes abandonam a universidade em até três anos. Esse número é uma das grandes preocupações para o setor de educação, mas você sabe por quê isso ocorre?

Há uma série de questões que implicam esses resultados, os mais comuns são:

  • Dificuldades financeiras dos alunos;
  • Disponibilidade de tempo para realizar o curso;
  • Falta de apoio, informações e aconselhamento por parte da universidade;
  • Falta de envolvimento entre os alunos e/ou a faculdade.

O último é particularmente importante. Afinal, a retenção de alunos não é única, trata-se de manter os alunos envolvidos e engajados durante todo o curso, seja graduação, pós-graduação ou mestrado.

Por isso, é fundamental priorizar uma experiência customizada, não apenas para garantir que eles se formem, mas também para ter uma base de alunos engajada e ativa que se torne defensora da sua universidade.

Como mudar esse cenário? De novo, oferecendo uma experiência customizada! 

LEIA TAMBÉM: Como o Data Analytics pode ajudar na retenção de alunos.

 

Porque a experiência do aluno é essencial para a sua universidade?

 

A experiência do aluno é um termo que abrange todos os aspectos da vida do aluno, desde estudos acadêmicos à interações sociais. Mas por que tornou-se tão importante nos últimos anos?

Muitas universidades já estão enfrentando o número de matrículas em declínio e a volatilidade do rendimento dos alunos. Por isso, nos últimos tempos, é comum ouvirmos por aí sobre a importância da experiência do aluno.

Isso significa que as universidades precisam encontrar maneiras de fornecer apoio adicional aos estudantes e destacar-se dos seus concorrentes.

E, se as faculdades estão inseridas em um mercado competitivo, essa ajuda não pode ser realizada apenas por meio de relacionamentos tradicionais entre alunos e professores. Apenas através de um atendimento personalizado e uma comunicação de alto nível, é possível entender e criar a experiência ideal para o aluno.

Faz parte do mercado. Se os estudantes, além de serem alunos, são clientes, sua experiência deve ser o foco principal do negócio, ou seja, a sua universidade.

 

Afinal, o que é experiência do aluno?

 

A experiência do aluno compreende todas as interações entre um aluno e as pessoas, lugares e sistemas em sua universidade. Uma experiência de qualidade envolve conectar e envolver os alunos em vários níveis.

Começa com o sonho de ir para a universidade e se estende a reflexões anos após a graduação, sobre aprendizado e conexões pessoais, dentro e fora do currículo.

 

Como a experiência do estudante pode ajudar a minha universidade?

 

A maioria das universidades pensa primeiro na conexão aluno-universidade. No entanto, essa é geralmente a última conexão, ativada quando as instituições acertam as outras conexões.

Da mesma forma, algumas instituições estão profundamente focadas na experiência no campus ou na experiência virtual como a alavanca principal para aprimorar as experiências dos alunos. Embora importantes, elas confundem canais e abordagens baseadas no local, com o objetivo principal, que é criar relacionamentos significativos e tangíveis, além de um sentimento de pertencimento.

Veja abaixo os principais pontos de contato e experiência que o estudante possui:

experiência do aluno

Muitos, né? Por isso, a universidade precisa conectar todas as experiências dos alunos para criar conexões significativas entre estudantes, aproveitando para usar dados e informações fornecidas de maneira inteligente como melhoria para a sua IES.

O maior risco é que a complexidade das experiências dos alunos seja reduzida a uma definição de tamanho único, satisfação a curto prazo e medidas transacionais. Então, atente-se aos detalhes. Todos os relacionamentos do aluno devem ser significativos e importantes, para aumentar as chances de fidelidade desse estudante.

Abaixo, confira 5 dicas de como uma boa experiência do aluno pode aumentar as matrículas e rematrículas da sua universidade.

 

Experiência do aluno: 5 dicas para aumentar as matrículas

 

Como já falamos, o cenário da vida universitária e a experiência de aprendizado estão mudando drasticamente. Isso oferece às faculdades uma vasta gama de ferramentas e caminhos para aumentar a comunicação. Confira as dicas que preparamos para te ajudar:

 

1. Disponibilize fóruns online

Se uma das principais razões dos estudantes desistirem do curso e não realizarem a matrícula é a falta de envolvimento e informações da instituição, você deve estar atento!

Nem todos os alunos aprendem da mesma maneira. Alguns optam por permanecer quietos nas aulas, fazendo anotações e guardando suas perguntas e opiniões para si.

Por isso, uma opção é criar fóruns online onde os alunos se reúnam para trocar ideias semelhantes e discutir os assuntos que mais importam para eles.

Com acesso a fóruns online, os alunos podem continuar o aprendizado no seu próprio ritmo, trabalhar juntos em projetos de grupo e trocar conhecimentos com outros alunos, professores ou até mesmo a coordenação.

Estudos afirmam que os alunos que participam de discussões online tendem a ter um desempenho melhor do que os envolvidos apenas nas discussões em classe. Ao promover ativamente o uso de fóruns online, você pode ajudar a fortalecer o engajamento entre alunos.

 

2. Seja ativo nas redes sociais

Se a sua universidade não possui uma plataforma online própria, não tem problema! A ascensão das redes sociais tornou o mundo mais conectado. Com elas, as universidades também podem criar uma comunicação efetiva com os alunos.

Porém, com tantos canais e opções, é preciso planejar e executar as ações de marketing digital orientadas a dados, produzindo conteúdos com informações realmente relevantes para os alunos.

Nesse cenário, a Tekoa pode te ajudar utilizando informações relativas ao histórico dos estudantes para analisar e guiar cada ação realizada de forma efetiva. O objetivo é ter resultados de alta performance em todos os canais. Entre em contato com a gente através desse link e saiba mais!

 

3. Leve em conta o feedback dos alunos

A experiência do aluno pode parecer um conceito confuso, mas uma grande parte está relacionada ao ambiente de aprendizado.

Por isso, algumas universidades estão buscando melhorar suas plataformas introduzindo inovações em torno do feedback dos alunos, entendendo como eles podem progredir. Isso inclui o uso de recursos que possibilitam obter uma avaliação, entendendo o perfil, os sentimentos e comportamentos de cada aluno.

Isso fornece às instituições informações e dados valiosos e uma outra forma de ver o que está ou não funcionando. A partir disso, é possível mapear os pontos de melhoria e criar um plano de ação.

Para te ajudar, a Tekoa utiliza de uma metodologia própria, onde aplicada a criação de personas, para entender o comportamento real e o comportamento desejado, buscando uma experiência fluída.

LEIA TAMBÉM: Por que UX é tão importante para uma estratégia centrada nos estudantes.

 

4. Divulgue depoimentos de ex alunos

Para muitos estudantes, fazer um curso em uma universidade é um processo caro e demorado que envolve muitos esforços. Por isso, os alunos querem saber o que acontece no final da jornada e qual o potencial de sucesso e crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

Afinal, quem foram os graduados que obtiveram grande sucesso? Eles serão os embaixadores da sua universidade!

Para aumentar o número de matrículas e rematrículas, você pode utilizar as recomendações desses ex alunos, estabelecendo uma conexão de segurança e garantindo a efetividade do sistema de ensino.

 

5. Acompanhe o desenvolvimento do aluno

Sabemos que não é fácil acompanhar o desempenho de todos os alunos, principalmente ao lidar com inúmeros dados e métricas. Mas, antes de desistir de fazer uma rematrícula, os alunos normalmente mostram sinais de desengajamento ou desencanto que podem acelerar rapidamente a desistência. Por isso, é importante que você esteja atento a estes sinais.

Felizmente, o avanço digital fornece ferramentas para acompanhar o desenvolvimento de alunos de forma mais fácil e eficaz.

Com a experiência do aluno, é possível que as faculdades e as universidades ofereçam suporte pessoal a estudantes que possam estar com dificuldades, aumentando a retenção desses alunos.

 

Experiência do estudante: comece agora mesmo

 

As universidades mais inovadoras estão incentivando as conexões de aluno para aluno e aumentando as interações em novos canais de comunicação.

Os estudantes medem sua experiência na universidade através dessas conexões. As universidades que ajudam a fazer conexões significativas oferecem uma experiência melhor e mais duradoura para os alunos.

Lembre-se: a experiência do aluno afeta a atração, retenção, reputação, finanças, classificações e, finalmente, a capacidade de uma universidade operar de maneira sustentável. Por isso, melhorar todos os pontos de contato dos estudantes está sob o controle da universidade.

Perceba as alavancas que pode usar para criar uma proposta de valor atraente para os seus alunos. E, claro, se precisar de ajuda, pode contar com a gente!

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