Funil de vendas matador: como preparar o seu cliente para avançar

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Funil de vendas matador: como preparar o seu cliente para avançar

Estabelecer uma estratégia de marketing e vendas além de favorecer a captação de clientes e o fechamento de negócios padroniza alguns processos. Com isso, sua empresa consegue perceber exatamente em qual etapa o cliente está, possibilitando uma abordagem mais efetiva. Mas nem sempre é fácil fazer o diagnóstico – que é essencial para o sucesso da estratégia de inbound marketing.

Funil de vendas matador: prepare seu cliente para avançar

Por isso trouxemos algumas informações que podem ajudá-lo a perceber quando o seu cliente está pronto para avançar nos estágios do funil de vendas e o que fazer para obter êxito nas negociações.

Topo do funil

No início do processo de venda o comprador ainda não está ciente sobre as soluções oferecidas pela sua empresa. São contatos gerais, ou seja, pessoas que chegaram até o seu site por ferramentas de busca, redes sociais ou outras referências, mas que nem sempre estão à procura o seu produto/serviço.

O que fazer para avançar os contatos dessa etapa?

Trabalhe os conteúdos produzidos. São eles que vão ajudar o visitante a perceber problemas que ele possui e, muitas vezes, desconhece. Os materiais produzidos devem ser didáticos e pouco densos. Lembre-se de que esse é o primeiro contato dele com sua empresa e que conteúdos extremamente técnicos podem confundi-lo. Não se esqueça também de que ele chegou ao seu site por meio de uma pesquisa genérica e se não encontrar materiais esclarecedores ali dificilmente voltará.

Como transformá-lo em um lead?

Forneça conteúdos breves porém explicativos. Posts de redes sociais, artigos em blog, e-mail marketing e infográficos podem ser alternativas para você preparar esse visitante para evoluir nas etapas do funil de vendas e se transformar em um lead.

Meio do funil

Nesta etapa o “mero visitante” se torna um lead. Ele já consegue identificar que tem um problema e busca possíveis alternativas para solucioná-lo. É o momento de qualificar o lead e perceber qual a melhor forma de estabelecer contato, investindo em conteúdos específicos para ele. Com isso, sua equipe de vendas vai conseguir abordá-lo com mais assertividade.

O que fazer para avançar os leads dessa etapa?

Trabalhe conteúdos específicos e exclusivos. Webinars, e-books, whitepapers e outros materiais que podem ser fornecidos ao lead mediante cadastro. São os dados coletados nesse cadastro que podem munir sua equipe de vendas e proporcionar uma abordagem ainda mais eficiente.

Como transformá-lo em um potencial cliente?

Perceba o comportamento do lead em relação aos conteúdos oferecidos. Por quais temas ele se interessa? Soluções que vão ao encontro dessas temáticas têm mais chances de ser consideradas relevantes e terão um apelo comercial maior. Além disso, fazer esta breve análise mostra que sua equipe comercial teve cuidado na abordagem e trata as especificidades de cada cliente.

Fundo do funil

O fundo do funil de vendas apresenta leads qualificados e mais próximos da tomada de decisão. É este o momento de investir em uma abordagem personalizada e que potencialize o sucesso na negociação.

O que fazer para avançar os leads dessa etapa?

Invista no atendimento e utilize dados coletados (nas etapas anteriores do funil) para abordar o lead com precisão. Pesquise a empresa, analise os concorrentes e proponha soluções efetivas ao prospect.

Como fazê-lo fechar negócio?

Seja objetivo e tente convencer o lead de que a sua solução é a melhor entre todas as oferecidas no mercado. Ofereça soluções úteis, prepare a equipe de vendas para a abordagem e explore os diferenciais do seu produto/serviço.

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