Marketing de busca: apareça para seu público

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Marketing de busca: apareça para seu público

Você já deve ter ouvido falar, mas sabe o que é marketing de busca? O marketing de busca, também conhecido como Search Engine Marketing (SEM), utiliza as plataformas de busca para atingir os objetivos de marketing. O esforço é voltado para conseguir os melhores resultados nos rankings dos sites de busca, seja por otimização de sites (SEO) ou por compra de anúncios (como o Google Ads, por exemplo). Esses resultados envolvem não somente aparecer nas melhores posições, mas obter resultados relevantes dentro da estratégia de marketing traçada, como uma boa taxa de cliques e um alto índice de conversão.

 

Por que devo investir em marketing de busca?

 

Os sites de busca são as entidades digitais mais influentes atualmente. Você provavelmente conhece aquele ditado: “o que não é encontrado não existe”. Para você entender por que deve investir em marketing de busca, confira alguns números que mostram o quanto os buscadores são utilizados:

 

– 131 bilhões de pesquisas são feitas mensalmente no mundo todo;

– 46% das buscas são por serviços ou produtos;

– 78% do tráfego de sites brasileiros vem através de motores de busca.

 

Nas mídias e propagandas tradicionais, são as empresas que buscam seus consumidores. Já nas mídias digitais interativas, são os consumidores que buscam as empresas e marcas.

Estatísticas dizem que 71% das pessoas buscam uma empresa ou marca depois de serem impactadas por seu anúncio. Além disso, o consumidor está habituado a buscar informações sobre um produto ou serviço antes de realizar uma compra. Então, a melhor maneira de encontrar seu consumidor é ser encontrado por ele.

 

Como posso iniciar um trabalho em marketing de busca?

 

O marketing de busca atua em duas áreas: SEO e links patrocinados. O investimento inicial não precisa ser feito nas duas áreas simultaneamente, porém antes de iniciar é necessário verificar algumas mudanças estruturais no seu site, que devem beneficiar tanto para SEO quanto para links patrocinados. Otimizar o site para conversão e também verificar questões de usabilidade são uma delas.

 

Transferência de domínio: passo a passo para não perder posições no Google

 

Fazer a transferência de domínio do site da sua empresa pode ser necessário em algum momento da sua trajetória na internet. O processo parece simples: você põe o site no domínio novo e retira o site do domínio antigo. Mas veja por que isso pode ser mais complicado do que parece.

Quando alguma página do seu site aparece nos resultados de busca, é porque o robô do Google salvou o endereço dela no seu “arquivo” e mostrou para o usuário quando ele buscou alguma palavra-chave em que você possui relevância. Então, se você fizer a transferência de domínio sem avisar ao Google, ele vai continuar mostrando esse link nos resultados de busca e, quando o usuário tentar clicar, vai encontrar um resultado do tipo “essa página não existe”. E como o Google tudo sabe e tudo vê, vai ficar sabendo e retirar sua página dos resultados… e assim todo seu esforço de Search Engine Optimization (SEO) vai por água abaixo!

Se você deixar os dois endereços ativos, o Google vai entender que o conteúdo do seu site está duplicado e vai indexar somente um dos endereços, provavelmente o mais antigo. Então os conteúdos que você criar no domínio novo vão ficar fora dos resultados.

 

Cuidados na hora de fazer a transferência de domínio

 

Por isso é preciso tomar alguns cuidados ao fazer essa transferência de domínio. Siga o passo a passo que pode ajudar você a não perder posições no Google.

 

1) Providenciar um novo domínio e o servidor de hospedagem

 

Para começar, é preciso registrar o novo domínio, contratar um servidor de hospedagem e ter em mãos os dados de acesso ao seu FTP e banco de dados (esse último só em alguns casos!). Deixe o antigo domínio ativo. Não vamos tirar esse site do ar por enquanto, apenas depois de todo o processo feito vamos fazer a transferência de domínio para o endereço novo.

 

2) Criar uma cópia do seu site do endereço antigo no novo domínio

 

Dependendo do servidor de hospedagem que você contratar, eles podem fazer esse procedimento sem custo. Mas é importante informá-los de que você não quer retirar o site antigo do ar por completo, apenas fazer a transferência de domínio.

Outra possibilidade recomendada é conversar com o desenvolvedor do seu site ou outro profissional capacitado para realizar essa tarefa. É preciso ter cuidado, pois nem sempre a transferência de domínio é um procedimento simples, e pode variar muito conforme o tipo de site que você utiliza. Portanto, o ideal é sempre ter alguém com conhecimento técnico auxiliando.

 

3) Redirecionar as páginas do domínio antigo para o novo domínio

 

Confirme se você tem mesmo o site funcionando nos dois endereços. Caso tenha, agora será preciso inserir no site do domínio antigo um comando que redirecione todos os acessos do endereço antigo automaticamente para o endereço novo. O código abaixo precisa ser inserido no arquivo .htaccess, que fica na raiz do seu site (se não existir esse arquivo, você pode criá-lo):

Options +FollowSymLinks

RewriteEngine on

RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/$1 [R=301,L]

Onde diz “http://www.novosite.com.br”, substitua pelo seu novo domínio. Agora faça o teste: tente acessar alguns links do seu endereço antigo e verifique se está direcionando para o novo. Se sim, o procedimento de transferência de domínio já está concluído, mas lembre-se de não apagar o conteúdo nem deixar de manter o domínio do outro site ativo. Isso é importante para poder manter os redirecionamentos e evitar que você perca posições no Google.

 

4) Informar ao Google da transferência de domínio

 

Existe uma ferramenta do Google chamada Google Search Console, que possui vários recursos para ajudar no SEO do seu site. Se você já usa, precisa cadastrá-la para o novo site, entrar no painel do site antigo e informar que ocorreu mudança de endereço. Na página de ajuda do Google, eles informam com detalhes como efetuar esse procedimento. Se você ainda não usava o Webmasters Tools, pode cadastrá-lo também para o site antigo para poder realizar a transferência de domínio.

 

5) Verificar os outros serviços ligados ao site

 

Por fim, você precisa verificar os outros serviços que você usa para configurar no seu endereço novo. Isso inclui o Google Analytics: é preciso entrar na sua conta, inserir o domínio novo e depois atualizar o código de acompanhamento no seu site.

 

As principais ferramentas de bi

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