Marketing de relacionamento: como a Tekoa adota essa estratégia

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Marketing de relacionamento: como a Tekoa adota essa estratégia

O marketing mudou. Sabemos que atualmente não basta uma empresa apresentar seus produtos e serviços para seu público e esperar que ele simplesmente consuma: é preciso criar um relacionamento com o cliente. E essa estratégia, chamada de marketing de relacionamento (ou Customer Relationship Management – CRM), inicia antes do momento da compra e se estende para além dele, buscando fidelizar o cliente.
Mas se o marketing de relacionamento é uma aposta certeira para engajar clientes e atrair interessados em seu produto ou serviço, como é possível adotar essa estratégia em sua empresa? A Tekoa tem essa resposta e pode ajudar você a melhorar o relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, tornando sua marca uma referência de mercado.

Marketing de relacionamento: como implantar

A seguir, listamos os principais pontos que você deve seguir para implantar uma estratégia de marketing de relacionamento na sua empresa:
1) Conheça o seu público: saber quem é a sua audiência é o primeiro passo para sua estratégia de marketing de relacionamento dar certo. E como conhecê-lo, saber de seus gostos, preferências e o que ele espera da sua marca? A resposta para isso é recolher dados estratégicos sobre seus clientes e possíveis clientes (idade, preferências de compra, renda, como gosta de ser abordado etc.).
2) Analise os dados coletados sobre seu público: essas informações coletadas de sua audiência servirão para que você saiba para quem, como e quando oferecer seu produto ou serviço. A partir daí, você saberá quais são as principais características de seus consumidores e poderá direcionar a oferta de seus produtos e serviços para eles. Isso deverá ser feito de maneira mais meticulosa através da criação de personas, ou seja, estereótipos criados a partir de seus clientes ideais.
3) Defina os canais e formas que usará para colocar em prática as ações de marketing de relacionamento: agora que você já definiu quem é seu público-alvo e quais são as principais características dele, é hora de decidir de que forma e quais canais você utilizará para se relacionar com ele. Isso é definido através do perfil do seu público. É um público mais jovem, que tem grande conhecimento e uso das redes sociais e usa uma linguagem mais informal? Ou é um público mais conservador, que prefere ser abordado por canais mais tradicionais e linguagem mais formal? Nesse ponto, é importante salientar que, quanto mais interação esses canais permitirem que você tenha com o cliente, melhor. Essa experiência do usuário vai ajudar a pautar o relacionamento que você construirá com ele.
4) Produza conteúdo sobre seu produto e seu mercado para a audiência: aqui está um dos diferenciais do marketing de relacionamento: em vez de apenas oferecer seu produto ou serviço, você se tornará referência quando o assunto for informação sobre seu produto ou sobre seu mercado. É desta forma que você terá material para manter o relacionamento com os interessados e transformá-los em consumidores do seu produto.
5) Planeje as ações de marketing de relacionamento com base no comportamento: continue utilizando as informações disponíveis sobre os clientes para saber em que momento deve parar de oferecer apenas conteúdo e passar a apresentar seu produto ou serviço. É importante que você saiba quando o consumidor está no momento certo da compra: se você oferecer o produto cedo demais, ele poderá ainda não estar preparado ou interessado; se oferecer tarde demais, ele poderá ter sido atraído pela concorrência.
6) Analise seus resultados e aprimore os processos: no marketing de relacionamento, não basta fazer a venda; é preciso analisar todo o processo pelo qual o consumidor passou até a decisão de compra e avaliar de que formas ele pode ser melhorado. Assim, você garante um desempenho melhor na aquisição dos próximos clientes e aumenta as chances de fidelizar os que já possui.

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