Marketing de vendas: como escalar o seu negócio em 6 passos

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Marketing de vendas: como escalar o seu negócio em 6 passos

Como já abordamos no post anterior, um negócio escalável tem maior possibilidade de crescimento rápido. É a famosa expressão “fazer mais com menos”, na qual aumenta-se a capacidade de atendimento sem que sejam necessários gastos extras. Trata-se de uma excelente alternativa para driblar momentos de crise e uma oportunidade de inovar no negócio. Com isso, o marketing de vendas da empresa é potencializado, uma vez que são oferecidos aos clientes preços mais atraentes.

Mas após identificar o potencial de escalabilidade do seu negócio, quais ações podem ser aplicadas para, de fato, torná-lo mais competitivo? Separamos algumas delas!

1  – Faça o diagnóstico do seu negócio

Você só vai conseguir perceber o potencial de escalabilidade de seu negócio se olhar para ele de maneira crítica. Portanto, analise seu público-alvo, o produto/serviço que oferece, o perfil de profissionais que estão em sua empresa e os custos envolvidos no processo produtivo. Após o diagnóstico feito, busque atuar em cada um dos pontos.

2 – Perceba qual a sinergia das áreas de sua empresa

Se você possui uma equipe multidisciplinar, a possibilidade de você expandir o seu negócio de maneira escalável aumenta. Isso porque um mesmo profissional pode contribuir com diferentes áreas, agregando conhecimento e otimizando recursos. Ao perceber a sinergia das áreas, é possível aproveitar melhor a expertise de cada profissional e fazer uma gestão de tempo mais eficiente.

3 – Identifique (e explore) o seu diferencial

Seu produto é inovador? Sua solução é sustentável? Sua empresa é pioneira? Encontre o diferencial do seu negócio e potencialize ele na hora de vender seus serviços. Trabalhe o marketing de vendas com foco nesse diferencial. Seus concorrentes podem oferecer a mesma solução que você, mas os “detalhes” que farão a diferença na hora da tomada de decisão do cliente.

4 – Considere a possibilidade de segmentar o seu negócio

Serviços e soluções segmentadas apresentam maior potencial de escalabilidade. Se especializar em determinada área faz com que muitos processos sejam automatizados, uma vez que são feitos frequentemente. Segmentar sua solução também delimita melhor o público-alvo e pode contribuir para que suas ações de marketing de vendas sejam mais assertivas.

5 – Padronize etapas do processo produtivo

Todos os dias um designer desenvolve um template para uma jornal. As imagens e os textos mudam, mas a quantidade de páginas e caracteres dos textos não se alteram. Ou seja: um modelo pré-definido otimiza o tempo de trabalho deste profissional e possibilita que o jornal seja finalizado no prazo. Esse exemplo simples mostra como a padronização de etapas de um processo produtivo pode ajudar a diminuir tempo e reduzir custos. Sabemos que nem todas as áreas podem ter suas atividades padronizadas. Mas considere aplicar a padronização quando possível.

6 – Inove

Olhar para o seu negócio, perceber suas fragilidades e suas forças e ampliar sua visão de mercado é o primeiro passo para inovar. Mas a inovação é um processo frequente e que deve ser aperfeiçoado todos os dias. Negócios inovadores tendem a ser escaláveis – e vice-versa. Mas inovar demanda tempo e quebra de alguns paradigmas. Você e sua equipe estão dispostos?

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