Plano de marketing: ferramentas que ajudam a sua empresa a vender mais

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Plano de marketing: ferramentas que ajudam a sua empresa a vender mais

Segundo dados da Serasa Experian, somente em janeiro deste ano foram criadas 200 mil novas empresas – o maior número registrado desde 2010. Com o crescimento do empreendedorismo no Brasil, aumenta também a concorrência no mercado. E se diferenciar neste cenário tão competitivo não é tarefa fácil.

As empresas estão buscando alternativas para fortalecer sua marca e vender mais. Mas para que isso seja possível é necessário elaborar um plano de marketing sólido e que contemple o uso de ferramentas eficazes que atraiam clientes. Investir no uso destas ferramentas pode fazer com que sua empresa se diferencie no mercado e saia na frente dos concorrentes. Mas não se esqueça de analisar quem é seu público, para que o uso destas soluções apresente resultados efetivos.

1 – E-mail marketing

Divulgar de maneira direta seus produtos/serviços é uma das principais finalidades do e-mail marketing. Ele ajuda a criar uma relação mais próxima com seu cliente e perceber qual é o comportamento dele ao receber o seu conteúdo.

Mas não se esqueça de que ao mesmo tempo que pode potencializar a sua venda, essa ferramenta pode afastar definitivamente o seu público, Afinal, quem se mantém na base de contatos de uma empresa que envia conteúdos irrelevantes? Portanto, considere a máxima de que “a primeira impressão é a que fica” e tente deixar a melhor imagem possível por meio desta divulgação.

2 – Redes sociais

Estima-se que um terço da população mundial utilize redes sociais. O estudo realizado pela consultoria eMarketer prevê que até o final de 2017 aproximadamente 2,46 bilhões de pessoas farão uso de alguma rede social ao menos uma vez por mês. O Brasil, por sua vez, é o quarto país no mundo em número de usuários – ficando atrás apenas da China, da Índia e dos EUA.

Diante os números cada vez mais expressivos, se o plano de marketing de sua empresa não inclui a atuação nas redes sociais, repense a estratégia. Vale salientar que estar presente nas redes sociais não significa apenas ter um perfil de sua empresa no site em questão. É necessário gerar conteúdo relevante e engajar seus seguidores para atrair um público ainda maior.

3 – Apps

Aplicativos são ótimos aliados para a divulgação do seu produto/serviço no mercado e aproximação com o público. Já é possível encontrar apps com diferentes finalidades e que podem auxiliar sua empresa a vender mais. Muitos aplicativos, inclusive, buscam centralizar as opções de determinadas áreas – o que facilita o dia a dia dos clientes e pode dar mais visibilidade ao seu negócio. Se a área de atuação da sua empresa se encaixar nesse último caso, não deixe de aproveitar mais essa ferramenta, já que não haverá custos altos para o desenvolvimento/adesão do app.

4- Mídia paga

Google AdWords, Facebook Ads, Twitter Ads e anúncios no LinkedIn são algumas das mídias pagas que podem ser usadas para potencializar suas vendas no ambiente digital. É essencial conhecer detalhadamente o público de cada uma delas para decidir qual a melhor alternativa para o seu negócio. Como já falado anteriormente, um terço da população mundial está nas redes sociais. Investir em ações que aproximem sua empresa dos clientes/prospects que estão nelas pode ser um caminho para aumentar as vendas.

5 – Blog

Você já pensou em tornar a sua empresa uma referência em sua área por meio do conteúdo? Com um blog, isso é possível. Gerar conteúdos relevantes, que orientem e contribuam com seus clientes e prospects, pode potencializar suas vendas. Não esqueça, é claro, de alinhar os materiais produzidos ao plano de marketing da empresa. Assim, é ampliado o alcance e melhorado o resultado.

6 – Automatização de marketing

Ferramentas que auxiliam na automatização do marketing são altamente eficientes para aumentar as vendas. Isso porque elas armazenam os leads, possibilitam a elaboração, o envio e o monitoramento de campanhas, integram ações e mostram se as estratégias surtiram o efeito esperado.

Não há como negar. Os hábitos de consumo mudaram e a abordagem do público consumidor também. Ao traçar a estratégia da sua empresa, considere essas mudanças e como as ferramentas disponíveis podem potencializar as vendas de seu negócio. E não se esqueça de procurar profissionais que podem fazer o diagnóstico da real necessidade do seu negócio.

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