Squad team: vantagens de trabalhar com equipes multidisciplinares

|

Squad team: vantagens de trabalhar com equipes multidisciplinares

Integrante da lista de maiores empresas do mundo divulgada anualmente pela Forbes, com um IPO que levou a organização a registrar um valor de mercado de US$ 27 bilhões em 2018, o Spotify disseminou o conceito de squad team. Você já ouviu falar da metodologia de equipes trabalhando em squads mas não sabe muito bem como ela funciona na prática? Sobre isso que vamos tratar hoje.

Com as empresas e os clientes se relacionando de forma mais dinâmica, veloz e interativa, e com foco direcionado aos resultados e experiência do usuário, as organizações precisam repensar suas formas de trabalho. Não basta mais apresentar um excelente serviço ou produto. Atualmente, mais que isso, as empresas precisam ser ágeis nas suas respostas e proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes. Isso é possível por meio da metodologia de organização do squad team.

Como surgiu o modelo de squad team e por que ele está em alta?

 

Antes da revolução tecnológica e, consequentemente, das mudanças comportamentais pelas quais passamos, as empresas trabalhavam com foco no produto ou no serviço que ofereciam. Era natural que as companhias funcionassem com departamentos e áreas divididas conforme a expertise de cada profissional, e com foco na solução que cada equipe disponibilizava.

 

No modelo organizacional mais dinâmico e eficaz do squad team, as equipes são multidisciplinares. Ou seja, os grupos da empresa são constituídos por colaboradores com diferentes formações e experiências. Esses “times” trabalham com foco em projetos e têm como uma de suas principais características a autogestão.

Assim, um time que está trabalhando hoje em um projeto pode, depois que esta demanda tiver sido atendida, atuar com foco em outro desafio. O mesmo grupo de trabalho em companhias focadas em marketing, vendas e performance pode contar com um programador, um profissional de marketing, designers, um cientista de dados, entre outros profissionais.

 

As vantagens de trabalhar com a metodologia de squad team

 

Como a organização interna baseada no modelo squad team prevê que as equipes tenham autonomia e autogestão, isso faz com que cada time multidisciplinar tenha responsabilidade de ponta a ponta. Assim, um mesmo grupo de profissionais é responsável pelo desenho do projeto, pelo seu desenvolvimento, pela sua manutenção e pelo acompanhamento de resultados.

Um efeito prático disso é que fica muito mais fácil esse time encontrar pontos de melhoria constante em cada projeto porque o grupo o conhece de forma aprofundada. As respostas para as demandas que surgem no processo de melhoria de cada cliente são mais rápidas e dinâmicas, já que cada squad team possui autonomia para decidir o que fazer, como fazer e quais ferramentas são necessárias para implementar determinada solução ou projeto.

Diferente do modelo tradicional de organização, no qual cada novo projeto, campanha ou solução precisa passar por diversas pessoas e departamentos para ter a sua evolução e ser aprovado, no squad team isso é feito dentro de um mesmo grupo que trabalha focado em performance e na busca de melhorias contínuas.

 

Como funciona a organização de squad team na prática?


Na prática, os squads de uma empresa trabalham com foco na jornada do cliente e no atendimento personalizado, visando performance e um relacionamento duradouro com cada usuário/cliente. Empresas que atuam com squad team costumam integrar diferentes perfis profissionais, colocando lado a lado jornalistas, designers, profissionais de data analytics, desenvolvedores, gerentes de customer experience (CX), customer success (CS), especialistas em social mídia e mídia paga.

Muitas vezes os squads operam por segmento, atendendo, por exemplo, educação, tecnologia, construção civil, entre outros. Como comentamos antes, os profissionais que formam um squad team trabalham juntos durante todo o projeto, planejando, desenvolvendo, implementando, medindo e criando novas ações para buscar e superar as metas estabelecidas.

Cada squad possui um customer success (CS), que é o product owner, ou seja, a pessoa responsável por definir as prioridades de cada projeto. Esse profissional é que direciona o trabalho da equipe, com todos trabalhando de forma conjunta e apresentando ideias inovadoras para que os resultados sejam atingidos.

A metodologia de trabalho squad team apresenta pelo menos três grandes vantagens sobre os métodos tradicionais de organização do trabalho. Para começar, ela traz velocidade na implantação de novos projetos porque, com um time formado por especialistas em várias áreas trabalhando focado em um objetivo em comum, o desenvolvimento dos projetos ocorre de forma muito mais rápida.

O segundo diferencial deste modelo é que as equipes apresentam um nível de criatividade maior para a resolução de problemas. Isso porque ter diferentes pontos de vista sobre determinada questão ajuda a chegar a resultados mais inovadores e adequados à realidade de cada cliente.

A terceira vantagem do squad team é que ele permite uma tomada de decisão mais assertiva e com foco em resultados. Como cada equipe funciona como uma miniempresa, de forma integrada, independente e com foco em cada projeto e cliente, os processos decisórios são mais ágeis e, ao mesmo tempo, mais eficientes. 

 

Como os squads são organizados e como eles se comunicam

 

Um ponto fundamental para que a estrutura de squads funcione bem em uma companhia é que, apesar de cada núcleo trabalhar de forma independente e autônoma, esses grupos se comuniquem de forma eficiente. A responsabilidade para que isso aconteça é das lideranças chamadas de chapters, tribes e guilds.

Os chapters são os grupos de profissionais que apresentam as mesmas skills. Assim, é comum que uma empresa que trabalhe no modelo squad team tenha um chapter de desenvolvimento, um chapter de conteúdo e um chapter de marketing, para começar. Esses grupos, geralmente, contam com um líder, que fica responsável pela troca de ideias e experiências entre os profissionais com as mesmas aptidões, mas que trabalham em squad teams diferentes.

Diferente dos chapters, as tribes reúnem um ou mais squads que apresentam características semelhantes e/ou objetivos similares. Um exemplo disso é a criação de tribes que trabalham com performance e/ou que atendam a um segmento específico.

Finalmente, uma companhia que funciona com foco em squad team apresenta os guilds, grupos formados de forma voluntária por pessoas que apresentam interesses parecidos. O objetivo desses grupos é contribuir para o desenvolvimento dos projetos dos squads. Os participantes se reúnem para trocar experiências e melhores práticas com relação a um determinado tema.

Para conseguir o máximo de performance, empresas que atuam com squad team precisam investir em organização e em uma boa descrição do papel de cada profissional que faz parte deste modelo de gestão de equipes. 

Após estruturar o seu time, que tal analisar o seu processo de vendas? Para isso, sugerimos a leitura do nosso conteúdo Processo de vendas estruturado: por que é fundamental ter e como avaliar se sua empresa tem um?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail para receber conteúdos