Técnicas de vendas: como abordar o lead e as etapas do bom atendimento?

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Técnicas de vendas: como abordar o lead e as etapas do bom atendimento?

Traçar uma estratégia de marketing para a captação de leads requer muito cuidado: você deve ser assertivo na abordagem, qualificar essa captação e aumentar as possibilidades de negócio para a sua empresa. Mas se você finalmente conseguiu atrair leads qualificados, qual seria a melhor forma de abordá-los? Separamos algumas dicas de técnicas de vendas que podem ajudar.

Começando a abordagem

Sua estratégia deu certo e você tem uma excelente relação de potenciais clientes. São pessoas que se interessam pelo conteúdo e pelo serviço que você fornece e que buscaram a sua empresa entre várias outras. Alguns leads mostraram, inclusive, mais interesse do que outros: entraram em contato com sua empresa e agendaram reuniões para saber mais sobre as soluções oferecidas.

Antes de qualquer abordagem de sua parte, não esqueça de conhecer o seu lead. Assim você poderá oferecer serviços que ele realmente precisa. Saiba qual o porte da empresa que ele representa, qual o produto/serviço que ele comercializa e os principais concorrentes dele no mercado.

Essa pesquisa “prévia” vai proporcionar mais assertividade na oferta de serviços e mostrar ao lead que você se preparou para o encontro. Lembre-se de que o primeiro contato pode desagradar definitivamente o potencial cliente e comprometer a evolução da conversa. Por isso é tão importante deixar a melhor impressão possível.

Demonstre as soluções com objetividade

Entre as técnicas de vendas passíveis de serem aplicadas, todas devem prezar pela objetividade. Afinal, o seu cliente não quer perder tempo com conversas que não tragam soluções efetivas para o negócio dele. Não “empurre” serviços/produtos que a empresa não precisa. Seja direto, com base nas informações que você coletou antes mesmo do encontro. Uma conversa clara e objetiva tem mais chance de evoluir.

Trabalhe os cases

Quando abordar o lead, faça uso dos cases de sucesso de sua empresa. Traga exemplos de clientes que enfrentavam problemas semelhantes aos dele e mostre como suas soluções contribuíram para que alcançassem sucesso nas ações. Por meio dos cases é possível ter a dimensão do valor que pode ser gerado pela sua empresa. Portanto, não perca a chance de mostrar o que você tem de melhor.

Explore os seus diferenciais

Você pode estar em um mercado altamente concorrido. Mas não deve esquecer que foi por você que o lead se interessou. Aproveite o “voto de confiança” e reforce os motivos que fazem a sua empresa se diferenciar no mercado.

Crie uma relação de confiança

Nem sempre você terá todas as respostas ou a solução dos sonhos do cliente. Mas é essencial que tenha disposição para buscá-las. Demonstre ao lead sua intenção de contribuir com o negócio e faça com que ele confie nos seus serviços sendo transparente em suas ações.

Ouça as necessidades do lead

Sim, você deve apresentar todas as soluções que pode oferecer. Mas não se esqueça que, antes de qualquer coisa, você tem de ouvir os anseios do seu potencial cliente. Só assim conseguirá alinhar os serviços oferecidos por sua empresa às expectativas dele.

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