Venda mais investindo na motivação do seu time de vendas

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Venda mais investindo na motivação do seu time de vendas

Independentemente de qual mercado se está falando, as vendas são essenciais para que a empresa cresça, seja competitiva e se sustente ao longo dos anos. Entretanto, especialmente em tempos de crise, é comum ver empreendedores focando em corte de despesas, mudanças de estratégia e descontos para aumentar os seus lucros. Mas poucos pensam que uma forma de fazer com que a empresa venda mais é justamente por meio do que já se tem ali: o time de vendas.

Isso acontece porque se acha que os vendedores já estão fazendo o possível – e talvez estejam. Mas existem meios de eles entregarem ainda mais e deixarem as metas impostas para o trimestre na poeira. O problema é que quando os números começam a não fechar bem é fácil se sentir desestimulado e acreditar que as metas jamais serão batidas.

Para evitar que isso aconteça, é essencial que você mantenha os seus vendedores motivados e dispostos a irem aquele um pouco a mais para trazer mais clientes para o seu negócio.

A boa notícia é que existem inúmeras técnicas de motivação específicas para deixar o time de vendas animado e garantir que ele venda mais. Quer conferir?

O princípio da motivação de pessoas

Antes de mais nada, é importante frisar: as pessoas podem ser motivadas por muito mais do que dinheiro. Segundo teorias famosas desta área da psicologia humana – como as hierarquia de necessidades de Maslow ou os fatores de Herzberg -, as pessoas podem ser motivadas de forma bem mais eficaz por itens que não são físicos. Reconhecimento e a sensação de conquista são incríveis em termos de motivação – e em alguns casos mais do que uma comissão polpuda no final do mês.

Isso em momento nenhum significa que não pagar comissões aos seus vendedores está fora de questão. O dinheiro extra ainda é algo realmente motivador, especialmente quando os salários iniciais não são tão altos assim. O que queremos fazer é lhe ajudar é pensar fora da caixa e, quem sabe, poupar um pouco o orçamento já curto que você dispõe.

O ponto central da motivação de pessoas é entender o que realmente deixaria os colaboradores mais dispostos a realizar determinada ação: reconhecimento, dinheiro, ascensão profissional, dias de folga, mais flexibilidade? A ideia é que muitas vezes antes de começarmos a fazer uma ação pensamos (mesmo que inconscientemente) se a recompensa para aquele desempenho será interessante. E isso pode nos fazer priorizar uma ou outra atividade.

Dicas práticas para motivar sua equipe de vendas e fazer com que ela venda mais

Qualquer estratégia de vendas pode ser melhorada quando o líder da equipe entende seus funcionários e conversa com eles para entendê-los melhor. Lembra-se da motivação pelo que realmente é importante para cada um?

Mas, de forma geral, alguns itens são sempre eficientes para gerar motivação e melhorar a produtividade.

– Feedbacks: os feedbacks são fundamentais para alinhar objetivos (de curto, médio e longo prazos), ter uma visão de como se está dentro das expectativas traçadas e ainda receber o reconhecimento por atitudes e metas alcançadas. É uma forma também de auxiliar na comunicação entre o gestor e o funcionário.

– Metas claras e desafiadoras: saber exatamente o que se espera como entrega é, acredite ou não, um excelente motivador. Ver a meta chegando perto e conseguir batê-la oferece uma sensação de satisfação bastante importante para manter os colaboradores motivados.

– Alinhamento de objetivos com a empresa: quando se tem um senso de propósito e entende-se por que se está realizando cada uma das ações, você naturalmente se sente mais motivado. Por isso é interessante mostrar como cada um daqueles objetivos pessoais é importante para a empresa como um todo.

– Remuneração variável e benefícios: além de oferecer um salário justo é bom pensar em remuneração variável também. Essa remuneração pode ser em forma financeira (comissões ou percentagens de venda) ou não, como é o caso de folgas extras, flexibilidade de horários ou a possibilidade de fazer cursos.

– Incentive a competição: uma das coisas que o ser humano mais se identifica com os jogos é que eles permitem que usemos a nossa inclinação natural para a competição. Incentivar esse comportamento de forma moderada e saudável é excelente para que a equipe de vendas fique motivada e venda mais. Pense em pequenos campeonatos internos, disputas entre funcionários com premiações próprias e até um pequeno evento para anunciar os grandes vendedores do trimestre.

– Treinamentos: saber detalhes do produto/serviço que você oferece aumenta a confiança na hora de negociar e, consequentemente, aumenta a sua produtividade. Promova treinamentos e workshops com seus funcionários para que eles estejam sempre atualizados sobre o que eles vendem.

– Local e ferramentas adequadas para se trabalhar: garantir processos mais simples e menos burocráticos, acesso ao histórico dos clientes de forma simples e um ambiente de trabalho agradável são excelentes motivadores.

Ao implementar alguns desses itens na sua empresa, certamente seu time de vendas se verá muito mais motivado e disposto a trazer mais clientes do que você imagina para a sua empresa!

 

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